15 setembro 2017

Câmara Municipal de Évora divulga em Elvas trabalho de recolha e registo sobre as Brincas de Carnaval

​​

No próximo sábado, 16 de Setembro, no auditório S. Mateus, em Elvas, a Câmara Municipal de Évora vai participar, através do Centro de Recursos do Património Cultural Imaterial / Divisão de Cultura e Património, nas 2as Jornadas para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial do Alentejo, organizadas pela Câmara Municipal de Elvas e pela Associação Portuguesa para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial.

A participação do Município de Évora constará da apresentação da comunicação "As Brincas de Carnaval de Évora – Marca Identitária do Património Cultural Imaterial", por Rui Arimateia.

A divulgação da tradição das Brincas de Carnaval de Évora constitui um fator essencial para a preservação da identidade e memória coletivas das comunidades e grupos residentes no nosso Concelho.

Neste quadro, foi criado o Centro de Recursos da Tradição Oral e do Património Imaterial do Concelho de Évora: trata-se um projeto municipal iniciado em 2014, que resultou da dinâmica do Projeto Europeu "Oralidades". Tem realizado um trabalho substancial na recolha e registo das diferentes tradições e costumes ainda presentes nas memórias dos habitantes do Concelho, com vista à construção e preservação da memória, da partilha e da identidade.