11 maio 2018

Câmara Municipal de Évora presente no Dia da Escola de Artes da Universidade de Évora

Tendo o património como tema, comemora-se hoje, 10 de Maio, o Dia da Escola de Artes da Universidade de Évora. As cerimónias têm estado a decorrer no Colégio dos Leões com um vasto programa que só irá terminar depois das 22h.
O dia começou pelas 09h30 com a sessão inaugural que teve lugar na Biblioteca Jorge Araújo. A Câmara Municipal de Évora esteve representada pelo Vereador Eduardo Luciano, responsável pelo Pelouro da Cultura.
Na intervenção que proferiu, o autarca salientou a importância da Universidade e em particular da Escola de Artes, considerando o papel fundamental que detém no contexto da afirmação de Évora como cidade de cultura, não deixando de se referir a esta escola como parte importante da dinâmica de construção de uma candidatura sólida e vitoriosa de Évora a Cidade Capital Europeia da Cultura 2027.
Eduardo Luciano lembrou a necessidade de se encontrarem condições para fixar na cidade e na região pelo menos uma boa parte do potencial técnico e humano que resulta do trabalho desenvolvido pela Universidade de Évora, incluindo com destaque a Escola de Artes. No entanto, segundo o Vereador, tal depende de uma inversão da política de apoio às artes e às instituições artísticas, por parte dos decisores políticos a nível nacional.
Eduardo Luciano referiu-se ainda ao Festival "Artes à Rua", a ter lugar durante o verão por toda a cidade. Deixou o apelo à Escola de Artes no sentido de se associar à iniciativa, e também para que utilize o espaço público da cidade sempre que quiser como palco de iniciativas performativas, levando também a sua arte ao encontro das pessoas.
Concluindo, o Vereador saudou em nome da Câmara Municipal todos os que integram e desenvolvem o seu trabalho nesta instituição, que muito tem contribuído para o prestígio da cidade de Évora.