11 maio 2018

Câmara Municipal de Évora presente no Dia da Escola de Artes da Universidade de Évora

Câmara Municipal de Évora presente no Dia da Escola de Artes da Universidade de Évora

Tendo o património como tema, comemora-se hoje, 10 de Maio, o Dia da Escola de Artes da Universidade de Évora. As cerimónias têm estado a decorrer no Colégio dos Leões com um vasto programa que só irá terminar depois das 22h.
O dia começou pelas 09h30 com a sessão inaugural que teve lugar na Biblioteca Jorge Araújo. A Câmara Municipal de Évora esteve representada pelo Vereador Eduardo Luciano, responsável pelo Pelouro da Cultura. 
Na intervenção que proferiu, o autarca salientou a importância da Universidade e em particular da Escola de Artes, considerando o papel fundamental que detém no contexto da afirmação de Évora como cidade de cultura, não deixando de se referir a esta escola como parte importante da dinâmica de construção de uma candidatura sólida e vitoriosa de Évora a Cidade Capital Europeia da Cultura 2027. 
Eduardo Luciano lembrou a necessidade de se encontrarem condições para fixar na cidade e na região pelo menos uma boa parte do potencial técnico e humano que resulta do trabalho desenvolvido pela Universidade de Évora, incluindo com destaque a Escola de Artes. No entanto, segundo o Vereador, tal depende de uma inversão da política de apoio às artes e às instituições artísticas, por parte dos decisores políticos a nível nacional.
Eduardo Luciano referiu-se ainda ao Festival "Artes à Rua", a ter lugar durante o verão por toda a cidade. Deixou o apelo à Escola de Artes no sentido de se associar à iniciativa, e também para que utilize o espaço público da cidade sempre que quiser como palco de iniciativas performativas, levando também a sua arte ao encontro das pessoas.
Concluindo, o Vereador saudou em nome da Câmara Municipal todos os que integram e desenvolvem o seu trabalho nesta instituição, que muito tem contribuído para o prestígio da cidade de Évora.