10 outubro 2018

Câmara assinala Dia Mundial da Alimentação 2018

A Câmara Municipal de Évora irá registar, entre os dias 15 e 19 de Outubro, o Dia Mundial da Alimentação, que se assinala a 16, com uma série de iniciativas de carácter pedagógico e físico, tendo como principais destinatários as crianças em idade escolar.

Entre os dias 15 e 31, a edilidade irá dinamizar uma atividade em sala de aula para os 6ºs anos denominada "Brainstorming Alimentação Sustentável 2018", decorrerá uma exposição itinerante com os resultados do brainstorming do ano passado, e as ementas serão denominadas "Mais com Menos".

No Dia Mundial da Alimentação, que se assinala desde 1981, a autarquia, juntamente com uma série de parceiros (IPDJ, IEFP, EPRAL, ARS- ACES, Esc. Sup. Enfermagem, DECO, 5 ao Dia, Universidade, Produtores do Mercado 1º Maio, FEA, Caminheiros de Évora), agendou para Praça 1º de Maio, a partir das 09h30, uma série de atividades.

Nesta data e neste local irá ser possível, aos mais novos, assistir e participar nas seguintes iniciativas: "Cozinha ao Vivo, fazer mais com menos"; "Atividade física para as escolas"; "De olho no rótulo pela tua Saúde"; "5 ao Dia – Frutas e legumes, jogo mistério"; "Pintar Panelas"; "Jardim Aromático"; "Alimentação e Sustentabilidade – Vamos separar o Lixo". À mesma hora será ainda possível fazer uma "Avaliação da Composição corporal", visitar a Feira dos produtos Mediterrânicos ou escutar a História dos legumes da Horta.

Entretanto, no dia 21 de Outubro realizar-se-á a "Caminhada Alimentação Sustentável à conversa Com o historiador Francisco Bilou", com partida e chegada no Jardim dos Colegiais​ (09h00). Carece de inscrição prévia que deverá ser feita aqui: http://inscricoes.cm-evora.pt/

Até dia 9 de Novembro decorre, a nível mundial, o Concurso de Desenho Wordl Food Day, para crianças e jovens dos 5 aos 19 anos (http://www.fao.org/world-food-day/contest/en/).

 

As comemorações do Dia Mundial da Alimentação decorrem sob a chancela: "A #ZeroHunger world by 20130 is possible" .