19 abril 2018

Câmara de Évora lança Guia para o Cidadão Agente de Proteção Civil

A Câmara Municipal de Évora, através do Serviço Municipal de Proteção Civil, elaborou o Guia para o Cidadão Agente de Proteção Civil. Este documento, acessível em http://www.cm-evora.pt/pt/servicos/protecao-civil, pretende fornecer, de uma forma prática e acessível, um conjunto de informação base ao cidadão comum perante situações extremas, procurando capacitar todos para o desenvolvimento de uma postura preventiva e uma disposição cooperante, com o intuito de promover a segurança e a proteção de pessoas e bens em situações de risco, acidente ou catástrofe.

O Guia para o Cidadão Agente de Proteção Civil apresenta-se como um meio de divulgar e informar, junto da população do concelho de Évora, os principais procedimentos e ações essenciais a desenvolver perante a eminência e/ou decurso de um acidente grave ou catástrofe.

A abordagem é realizada segundo a tipologia dos riscos frequentes no concelho de Évora, na sua maioria identificados no Plano Municipal de Emergência e Proteção Civil de Évora, organizados em riscos naturais, riscos mistos e riscos tecnológicos. O documento enfoca também num conjunto de recomendações de carácter preventivo que pretendem minimizar os efeitos resultantes dos eventuais riscos que se podem manifestar no território concelhio.

Os conteúdos do documento são dirigidos à população em geral e pretende-se contribuir para a formação de consciências perante a importância de cada cidadão assumir a sua condição de Agente de Proteção Civil.

Segundo o vereador responsável pelo serviço Municipal de Proteção Civil, João Rodrigues, "estamos em crer que a prevenção e a assunção de uma Proteção Civil Preventiva, prepara melhor as pessoas e torna os eventuais efeitos negativos menores, de menor dimensão e com menos consequências para a população e para o território. Uma melhor, mais consequente e efetiva Participação Civil Preventiva, capaz de chegar a todos os cidadãos, levando-os a assumir o seu papel de Agente de Proteção Civil, com toda a certeza levará a uma intervenção de socorro e emergência mais eficaz, de maior prontidão e, acreditamos nós, geradora de menores necessidades de intervenção e de uma eventual redução do número de acidentes".

O Serviço Municipal de Proteção Civil de Évora elaborou, em simultâneo, o Programa Local de Proteção Civil Preventiva 2018/2019 - De Todos Para Todos, um documento dirigido às instituições do Concelho.