30 setembro 2019

Câmara reúne com empresários do turismo e promove ação de charme junto de visitantes

Na passada sexta-feira, dia 27, foi o Dia Mundial do Turismo. A Câmara Municipal de Évora decidiu assinalar a data recebendo os visitantes na rua. Grupos de jovens voluntários deram as boas vindas, conversaram e entregaram pequenas ofertas a quem nesse dia disfrutava da beleza da nossa cidade.

Ao fim da tarde, o Vereador do Turismo, Eduardo Luciano e o Chefe da Divisão de Cultura e Património, Miguel Pedro, reuniram com os representantes das principais empresas que operam em Évora no setor do turismo. Em discussão esteve o impacto positivo que o incremento da dinâmica cultural da cidade tem trazido a este setor, nomeadamente à hotelaria e restauração.

Perspetivaram-se os efeitos previsíveis que a candidatura de Évora a Cidade Capital Europeia da Cultura 2027 irá trazer à cidade, que terá de se preparar para receber um número substancialmente maior de visitantes. Foi reconhecida a necessidade de planear adequadamente ao nível das infraestruturas, incluindo transportes, acessibilidades, gestão do espaço público, informação especializada, entre outras, mas também da capacidade de oferta e condições de alojamento, restauração e lazer. Os operadores turísticos aceitaram o desafio da autarquia de se associarem a este processo, mostrando-se disponíveis para estudar, em conjunto com a Câmara Municipal, a forma como se poderá concretizar a respetiva participação.