10 janeiro 2019

Centro de Convívio Municipal entregou cortinados novos à EB1 do Rossio

​Num ambiente de festa e convívio intergeracional, decorreu hoje (10 de Janeiro) a entrega de cortinados novos para 8 salas da EB1 do Rossio. Os cortinados foram preparados pelas utentes do Centro de Convívio da Câmara Municipal de Évora no âmbito do projeto municipal Mais Próximo de Todos e do atelier Ponto com Nós, incluído no Plano de Atividades do referido Centro.

Na cerimónia de entrega, a Coordenadora da Escola (Maria Rosalina Rocha) e a responsável pela Divisão de Educação e Intervenção Social camarária (Helena Ferro) proferiram algumas palavras, nomeadamente de agradecimento a todos os envolvidos, tendo sido destacado neste projecto o valor do trabalho intergeracional, a importância de ter cidadãos conscientes e activos e a transmissão de conhecimentos dos seniores para as crianças.

Seguiu-se uma visita à sala que já está com os primeiros cortinados, tendo os docentes explicado a importância desta oferta, nomeadamente a poupança energética, pois antes tinham de fechar as portadas de madeira no Verão devido à luminosidade intensa e acender a luz, sendo um gasto desnecessário. Além disso, os cortinados dão mais conforto a quem estuda ou trabalha ali.

Também o Director do Agrupamento de Escolas Gabriel Pereira (ao qual pertence a escola),  Fernando Martins, expressou a importância deste trabalho e a sua gratidão  aos envolvidos.  A cerimónia incluiu ainda o içar da bandeira EcoEscolas à entrada do edifício escolar e um convívio, onde actuaram o grupo de Cante Alentejano do Centro de Convívio da CME, tendo as crianças, em agradecimento, cantado uma canção para todos.

Refira-se que a EB1 do Rossio, no âmbito das EcoEscolas, tinha manifestado esta necessidade à Autarquia, uma vez que os cortinados permitem a passagem da luz natural sem excesso, protegem do sol e evitam o sobreaquecimento da sala no Verão, que ajuda a economizar energia eléctrica.