12 fevereiro 2020

Conselho Local de Ação Social de Évora aprovou Plano de Ação

​O Conselho Local de Ação Social de Évora (CLASE) aprovou, por unanimidade, o seu Plano de Ação para 2020, em reunião presidida pela Vereadora Sara Dimas Fernandes, ocorrida no dia 10 de Fevereiro, nos Paços do Concelho.

Um Plano do qual constam 19 medidas e que teve a contribuição de várias entidades. Neste, destaca-se o trabalho das Unidades de Rede (também cada uma com um conjunto de medidas concretas), órgãos focados no tratamento de questões relacionadas com a esfera de intervenção dos membros do CLASE. Actualmente, conta com as seguintes unidades de rede: Envelhecimento Positivo, Saúde Mental, Sem Abrigo e Inclusão e Diálogo Intercultural.
Após a apresentação do Plano pela Vereadora Sara Dimas Fernandes, seguiram-se intervenções dos membros das Unidades de Rede sobre o trabalho em curso e aquele que preveem concretizar ao longo de 2020. Em representação da Unidade de Rede de Envelhecimento Positivo (António Varela da Cáritas Arquidiocesana de Évora), da Unidade de Rede de Saúde Mental (Enfª Manuela Cruz), da Unidade de Rede de Inclusão e Diálogo Intercultural (Henrique Velez da ADBES) e da Unidade de Rede de Sem Abrigo (Amélia Vieira do CDISSR).
 

Duarte Guerreiro ( União das Freguesias de Bacelo e Senhora da Saúde e membro da Unidade de Rede de Envelhecimento Positivo) apresentou uma recomendação sobre "Funcionamento e financiamento de organizações de apoio a seniores", fruto da auscultação das associações de seniores do concelho, que frisam, em especial, a necessidade de criação de um gabinete técnico de apoio às associações e de reforço das atividades lúdicas; a constituição de um gabinete de apoio técnico para a qualificação de procedimentos internos e para a conceção de candidaturas e ainda a necessidade de qualificação de respostas de serviço de apoio domiciliário, inclusivamente a possibilidade de disponibilização de serviço de apoio domiciliário integrado.

 

Tratou-se de uma reunião muito participada que contou com a presença de diversos dirigentes, Segurança Social, Uniões de Freguesia, o que corresponde ao apelo do reforço participação que tem vindo a ser feito junto das diversas entidades do concelho.

Durante a reunião do CLASE, foi ainda apresentado o livro "A Vivência da Pobreza no universo dos centros sociais da AMI", por Ana Martins (Assistência Médica Internacional) e os projetos para 2020 da DECO, por Maria Helena Guerra (Delegação Regional do Alentejo da DECO), projectos que pode conhecer em www.deco.proteste.pt
 

Foram feitos destaques de projetos/ações inseridos nos diversos eixos do Plano de Desenvolvimento Social (PDS) 2019-2021, como o Plano de ação para a igualdade entre homens e mulheres, o ciclo de debates nas freguesias rurais sobre apoios e dinamização de EB's e JI's, o diagnóstico de cuidadores informais; o ponto de situação do alargamento da resposta social de Centro de Convívio; o Projeto municipal Educarte e Programa Municipal de Envelhecimento Positivo.

 

Abordaram-se também outros projetos em curso inscritos em Plano de Desenvolvimento Social por várias instituições e entidades da rede social de Évora,  como a formação para docentes sobre promoção e proteção de crianças e jovens em situações de perigo e risco e construção da "Mala Pedagógica" dirigida a professores, pais, crianças/jovens sobre violência doméstica e negligência, pela CPCJ,  promover o conhecimento das características dos desempregados de longa duração inscritos, pelo IEFP; capacitar as entidades públicas para a integração profissional de públicos vulneráveis e realizar encontro sobre Empregabilidade na Saúde Mental, pela APPACDM,  desenvolver o projeto "Saber +"- Melhorar os níveis de educação e formação dos jovens e adultos inquilinos da Habévora, EM. e o Plano de ação para a prevenção e o combate à violência contra mulheres e violência doméstica, através de um grupo de trabalho interinstitucional.

 

Foi ainda dado conhecimento da realização do Momento informal da Rede Social (abril 2020), II Fórum da Rede Social (novembro 2020), de ações do Programa Municipal de Envelhecimento Positivo – Noite de Fados (12 e 13 de fevereiro, no Monte Alentejano) e Desfile de Carnaval "Agir pelo Ambiente, construir um concelho sustentável" ( 21 de fevereiro, no Centro Histórico de Évora).