21 dezembro 2016

Em reunião do CLASE apresentado projecto sobre envelhecimento dos idosos

​O Conselho Local de Ação Social de Évora (CLASE) tomou conhecimento, em reunião realizada a 15 de Dezembro, do projecto Envelhecer com Segurança no Alentejo - Compreender para agir (ESACA), apresentado pela Professora Felismina Mendes (Escola Superior de Enfermagem - Universidade de Évora) e no qual o Município de Évora é parceiro. Este projecto integra três estudos: Prevenção de Quedas em Idosos não InstitucionalizadosPrevenção de Quedas e Lesões em Idosos Institucionalizados e Prevenção da Violência sobre Idosos e é financiado por fundos nacionais, através Programa Operacional do Alentejo 2020.

CLASE1.jpg

Na reunião, foi avaliada a execução do Plano de Ação do CLASE 2016, o qual foi concretizado em 95%, tendo a Presidente do CLASE, Élia Mira, dado os parabéns a todos pelo trabalho realizado. Um trabalho que abarcou áreas tão diversas como a formação na Rede Social, o envelhecimento populacional, os contratos de inserção, o combate à pobreza e exclusão, a saúde mental, a deficiência e as boas práticas, entre outros.

Foi aprovada a proposta de estrutura do Plano de Desenvolvimento Social 2017/2021 e formalizado convite para a constituição de uma comissão executiva de membros das instituições para trabalhar no referido instrumento de planeamento do Concelho.

Magda Camacho, da Cruz Vermelha Portuguesa (Núcleo de Évora) apresentou o projecto "Movimentarte" do programa Escolhas de 6ª Geração e o vasto trabalho que estão a dinamizar junto dos jovens de comunidades mais desfavorecidas.

CLASE5.jpg

Otília Emílio (APPACDM) e Ana Palhinhas (Fundação Eugénio de Almeida), responsáveis no terreno pela concretização do CLDS 3G (do qual a Câmara é entidade promotora) solicitaram a emissão de parecer para alterações de alguns pontos relacionados com datas de operacionalização, transferência de verbas entre rúbricas, entre outros. O parecer obteve resposta positiva, uma vez que, segundo Élia Mira, não comprometem os objectivos, metas previstas ou orçamento.

A divulgação de actividades realizadas pelas diversas entidades que compõem o CLASE foi o ponto que encerrou os trabalhos. De destacar a entrada em funcionamento de uma nova equipa de prestação de cuidados domiciliários a funcionar 24 horas por dia, que aposta forte na vertente da reabilitação. Recorde-se que a unidade existente estava mais centrada nos cuidados paliativos, segundo informou a Enfermeira Ana Carla Coelho, que desempenhou até agora funções no Núcleo Executivo do CLASE. Esta profissional será agora substituída para se dedicar a tempo inteiro a este novo desafio, tendo a Presidente do CLASE agradecido o seu trabalho realizado no âmbito da Rede Social.

CLASE1.jpg CLASE2.jpg CLASE3.jpg CLASE4.jpg CLASE5.jpg CLASE6.jpg