20 dezembro 2017

CLASE faz balanço do trabalho realizado e prepara novos desafios

​O Conselho Local de Ação Social de Évora (CLASE) realizou a primeira reunião  plenária do novo mandato, presidida pela Vereadora Sara Fernandes, no dia 19 de Dezembro, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

Uma reunião onde esteve o Presidente da Câmara Municipal, Carlos Pinto de Sá, que deu as boas vindas aos participantes e destacou algumas ideias chave de orientação do trabalho futuro. Realçou como fundamental a cooperação entre as entidades e a partilha de recursos, sem contudo se perder a autonomia de funcionamento.

Dar um salto qualitativo no trabalho a realizar neste mandato é um dos objectivos na área social, revelando que a renegociação do PAEL deverá ser feita em 2018 o que poderá significar a possibilidade de maior intervenção municipal, nomeadamente através da criação de um Plano Integrado de Apoio Social. Deixou ainda o desafio aos parceiros para reflexão sobre o que pretendem para a área social por forma a construir, em conjunto, orientações realistas que possam ser concretizadas por todos.

Nesta reunião, destaca-se ainda o ponto sobre o balanço do Plano de Ação CLASE 2017, apresentado pela Divisão de Educação e Intervenção Social e por elementos das Unidades de rede em funcionamento, nomeadamente as Unidades de Rede de Envelhecimento Positivo, Saúde Mental e dos Sem Abrigo.

Do vasto trabalho realizado, destacam-se as 10 sessões formativas no âmbito da medida "Informar para Atuar", a elaboração do plano de comunicação do CLASE,  a constituição da Unidade de Rede de Minorias (12.12.2017), a submissão da proposta técnica da Carta Social e o trabalho de envolvimento para a construção do novo Plano de Desenvolvimento Social.

Foi apresentado o balanço semestral do projeto "MovimentARTE"/Programa Escolhas 6ª geração", por Marta Camacho (Centro Humanitário de Évora da Cruz Vermelha Portuguesa) e aprovada, com quatro abstenções, a proposta de adesão de um novo membro, o Centro de Psicologia Hapinez, já dotado de delegação em Évora.

1CLASEDez17.jpg 2CLASEDez17.jpg 3CLASEDez17.jpg 4CLASEDez17.jpg 5CLASEDdez17.jpg