05 abril 2018

Reunião do Conselho Municipal de Segurança de Évora

​A primeira reunião do Conselho Municipal de Segurança de Évora (CMSE) deste mandato teve lugar no dia 3 de Abril, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, presidida por Carlos Pinto de Sá.

Da ordem do dia constaram os seguintes assuntos: Instalação, metodologia e funcionamento do CMSE; Eleição dos 2 secretários da Mesa; Informações prestadas pelo Presidente do Município, GNR, PSP e Serviço Municipal de Proteção Civil. Houve ainda um espaço reservado a diversos assuntos propostos por membros do CMSE, tendo sido abordadas temáticas referentes aos Guardas-nocturnos, ao Plano de Mobilidade do Concelho de Évora, ao Plano de Acessibilidade a Escolas, à Fiscalização de trânsito e ao Parque Nómada, entre outros.

Carlos Pinto de Sá abriu os trabalhos fornecendo informações sobre o funcionamento do Conselho Municipal aos novos membros. Fez a proposta de realização de reuniões trimestrais, em terças-feiras, a partir das 18 horas,  aceite pelos conselheiros. Estas, irão realizar-se nas seguintes datas: 12 de Junho, 11 de Setembro e 11 de Dezembro. O Conselho aprovou por unanimidade a continuação neste novo mandato dos anteriores secretários da Mesa, Gaudêncio Cabral e Cláudia Santos.

Na sua intervenção, o Presidente da Câmara Municipal de Évora abordou a situação económica do Concelho e do Município e as perspectivas futuras. Os representantes da GNR e da PSP fizeram um balanço das ocorrências registadas em 2017 comparando com 2016 e uma abordagem aos primeiros meses de 2018.

O Comandante Operacional do SMPC falou do trabalho desenvolvido no âmbito da Proteção Civil e das atividades mais relevantes do Programa Local preparado para assinalar o Mês da Proteção Civil que decorreu em Março. A apresentação do Programa Local de Proteção Civil Preventiva e do Guia do Cidadão Agente da Proteção Civil (com medidas de autoproteção para o cidadão referentes a vários riscos e como elaborar um Plano Familiar de Emergência) foram outros assuntos abordados, assim como o Plano Contingência para Pessoas sem Abrigo/Tempo Frio e respectivo relatório de avaliação da sua ativação. Fez ainda o ponto de situação referente à elaboração dos novos planos: Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios e Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil de Évora.

No ponto reservado a assuntos propostos por membros do CMSE, vários conselheiros expressaram a sua opinião sobre os temas em debate, tendo o Presidente Carlos Pinto de Sá respondido às questões colocadas. Antes do encerramento dos trabalhos foi ainda apresentada a experiência da Associação de Moradores da Garraia que colocou em prática um projecto de sinalética de emergência naquela zona da cidade de Évora que poderia ser eventualmente replicado em outros locais da área rural.

DSC_0070.jpg DSC_0071.jpg DSC_0072.jpg DSC_0079.jpg