16 dezembro 2016

Em reunião pública de 14 de Dezembro: Câmara de Évora deu mais informações sobre o traçado da linha férrea

O Presidente da Câmara Municipal de Évora, Carlos Pinto de Sá, informou a câmara municipal sobre os resultados da mais recente reunião com o Secretário de Estado das Infraestruturas a propósito da ligação ferroviária Sines-Évora-Badajoz. Nesta reunião foi reiterado o compromisso do governo em estudar alternativas ao troço urbano previsto para Évora, convergindo com a posição assumida publicamente pela Câmara Municipal, União de Freguesias do Bacelo e Senhora da Saúde, movimentos cívicos e partidos políticos. Por sua vez, o governo foi exortado pelo município a considerar criar um ponto de apoio ao embarque de mercadorias no concelho de Évora, fundamental para o desenvolvimento do cluster aeronáutico português, com sede em Évora. Do Secretário de Estado ficou ainda o compromisso de apresentar propostas alternativas até ao mês de abril.

 

Nesta reunião, Carlos Pinto de Sá expôs ainda a questão das infraestruturas ferroviárias abandonadas, solicitando que em conjunto se procurem soluções.

 

A proposta de assinatura de acordo de colaboração para o desenvolvimento do projecto Nós Propomos/Cidadania, Sustentabilidade e Inovação na Educação Geográfica 2016/17 foi aprovada por unanimidade. O projecto mobiliza os alunos de geografia para a realização de pequenos projectos de pesquisa e intervenção territorial, enquadrados pelas principais orientações do Plano Director Municipal do concelho onde a escola se insere.

​ 

Foi aprovada por unanimidade a proposta de ação educativa "Do Lado de Cá" que permitirá aos alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico tomarem contacto com a Câmara Municipal de Évora e o trabalho que esta realiza, abrindo as suas portas a alunos e professores. A ideia surgiu de um pedido de visita formulado por duas professoras do Colégio dos Salesianos de Évora para os seus alunos, ação que a Câmara autorizou e que funcionará como uma fase piloto (a ter lugar em Janeiro de 2017) para o avanço de um projecto mais vasto a ofertar a toda a rede de ensino no ano lectivo de 2017/18, e a ser planificada mediante os interesses manifestados e a capacidade dos serviços.

 

A realização da 3ª edição da iniciativa "Natal Sustentável 2016" foi aprovada por unanimidade. Está já a decorrer no Largo 1º de Maio, entre as 10 e as 18:30 horas,  finalizando no dia 21 de Dezembro. A iniciativa foi apresentada pelo Centro UNESCO Aldeia das Ciências e tem por base uma árvore de Natal iluminada pela energia gerada por pessoas que estão a pedalar em bicicletas fixas.

 CME 1.jpg