27 outubro 2016

Câmara facilita acesso à Internet

Em S. Brás do Regedouro, onde residem cerca de 100 pessoas, a CME disponibiliza wi-fi gratuito

A Câmara Municipal de Évora atenta aos naturais anseios da população de S. Brás do Regedouro, uma pequena aldeia da União das Freguesias de Nossa Senhora da Tourega e Nossa Senhora de Guadalupe, instalou recentemente no centro da povoação um equipamento (antena) que possibilita a captação gratuita de sinal de internet (Wi-Fi).

Com este investimento, que nos últimos dias tem sido melhorado por forma a poder ter um maior raio de alcance, a edilidade dá, assim, cabal, resposta a uma antiga pretensão da população, principalmente a mais nova, já que os atuais operadores não têm conseguido corresponder em termos técnicos às necessidades tecnológicas do dia-a-dia.

A instalação deste equipamento, que visa proporcionar um acesso gratuito à Internet em espaço público – não pretende substituir a atual oferta comercial – significou um investimento a rondar os cinco mil euros, parte dos quais comparticipados.

A solução tecnológica utilizada, que foi acompanhada pela Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central (CIMAC), no âmbito do Projeto Modernização Alentejo Central@2015, aproveitou a presença (passagem) da linha da Fibra Ótica da Rede Comunitária do Distrito de Évora a poucos metros da povoação, possibilitando a realização de um ramal até ao antigo posto médico da localidade, local onde foi instalada a antena.

Este recente ponto de acesso gratuito à Internet insere-se nos já mais de 100 integrados na rede regional WI-FI Alentejo Central, suportada pelos 1300 quilómetros de Rede Comunitária de Fibra Ótica​. Desde a sua criação, os pontos gratuitos já possibilitaram o acesso à internet a mais de 750 mil pessoas.

A população de S. Brás do Regedouro, a rondar os cerca de 100 habitantes, há muito que se manifestava junto da edilidade para que fosse encontrada uma solução que pudesse colmatar este problema tecnológico, que também se verifica ao nível de sinal de telemóvel.


regedouro_1.jpg    regedouro_2.jpg