04 janeiro 2017

Câmara transplanta Plátano de grande porte

​A Câmara Municipal de Évora procedeu esta manhã (quarta-feira, 4 de janeiro) ao transplante do plátano localizado em frente ao Teatro Garcia de Resende um vez que o mesmo, dado o seu porte e idade, estava a entrar em conflito com as edificações circundantes, nomeadamente com o centenário edifício.DSC_6371.jpg

Através do trabalho de várias equipas de profissionais da edilidade, o plátano, que foi cuidadosamente transportado, encontra-se agora alguns metros abaixo, mais concretamente na zona verde existente ao fundo da Rua do Teatro, junto ao parque de estacionamento que serve este local. DSC_6434.jpg

Entretanto, a autarquia tem vindo a proceder, no Rossio de S. Brás, a uma ação de abate de árvores de grande e médio porte, nomeadamente dez lódaos australis, nove soforas e olaias e uma catalpa.

Estas árvores apresentavam-se velhas e decrépitas, com alguma fragilidade na sua ramificação e troncos ocos, cuja queda poderia vir a acarretar consequências gravosas para pessoas e bens, pelo que esta intervenção foi considerada urgente.

DSC_6455.jpgEsta ação será complementada com a plantação de novas árvores, à semelhança do que tem sido prática do Município na generalidade dos espaços públicos quando se fazem abate de árvores velhas.