20 junho 2018

Carminho, Virgem Suta, Linda Martini e os eborenses ATOA na Feira de S. João

A fadista Carminho que se notabilizou, entre outras músicas, pela interpretação de "Perdoname", com Pablo Alborán, através do qual se tornou na primeira artista portuguesa a atingir o número um do top espanhol, e os eborenses ÁTOA, autores dos sucessos Já Não, Distância ou Um Pouco de Sol, são alguns dos artistas que irão atuar da Feira de S. João deste ano, que irá realizar-se de 22 de junho a 1 de julho, juntamente com os bejenses Virgem Suta ou Linda Martini.

Carminho, que atualmente anda em digressão mundial com os discos "Canto" e "Carminho canta Tom Jobim", irá atuar no palco principal da Feira de S. João no dia 27 de Junho (quarta-feira), enquanto os "filhos da terra" irão apresentar os álbuns Sem Noção e Idade dos Inquietos, dois dias antes, ou seja segunda-feira, 25 de Julho.

A edição deste ano da Feira de S. João contará, em paralelo, com as comemorações do 66º Aniversário da Força Aérea (ver programa próprio), agendadas para Évora e que terão o seu ponto alto no dia 1 de Julho, estando previstas inúmeras iniciativas, designadamente um Festival Aéreo, no Aeródromo Municipal.

A Feira de S. João, subordinada ao tema "A Paz e os 100 anos do Armistício", contará ainda com as atuações, no palco do Jardim Público, da Orquestra de Jazz de Évora (dia 24), Samuel Úria + Daniel Catarino (dia 26), Linda Martini (28), Homenagem a Francisco José /Orquestra do Alentejo (29), Júlio Pereira + Jon Luz (30) e Virgem Suta (01). Dia 23 de junho está agendado um encontro de Ranchos Folclóricos com: Flor do Alto Alentejo; Fazendeiros de Montemor-o-Novo; e Grupo de Danças e Cantares Pioneiros de Vendas Novas.

No dia 22 de junho, após a abertura oficial, destaque para o espetáculo "Évora pela Paz", pelas 19h30, no Jardim Público, e que terá como protagonistas alunos, encarregados de educação, educadores e auxiliares. Ao todo serão cerca de 400 intervenientes.

No Dia de S. João (24), o destaque, entre outras iniciativas, vai para o já tradicional Desfile de Marchas Populares (20h30) e para o Grande Prémio de Atletismo de S. João (09h00). No Dia da Cidade. S. Pedro, as cerimónias oficiais da data ocorrerão, a partir das 10h00, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, com o lançamento do nº.2, 3ª Série do Boletim Cidade de Évora. Posteriormente, serão depositadas, no Jardim Público, sementes das árvores de Hiroshima sobreviventes ao bombardeamento atómico em 1945.

De resto, a Feira de S. João contará, como sempre, com atividades nas diversas zonas do certame, designadamente no Parque Infantil, no Espaço do CDAPEC (Ex- Iroma) e no Espaço Jovem e Desportivo, junto ao Monte Alentejano.

Em termos de ordenamento, a Feira de S. João apresentará como novidade a deslocação do espaço desportivo para a frente do Monte Alentejano, que contará com um ecrã gigante para a visualização dos jogos do Mundial de Futebol, e a chamada "rua dos sapatos" deixará de existir tal como a conhecemos até hoje. Os vendedores deste tipo de mercadoria ficarão situados no interior do Rossio de S. Brás.

 

No recinto da feira estará ainda patente ao público uma exposição especialmente dedicada aos 100 anos do armistício.