26 fevereiro 2018

Cerimónia de abertura do 43.º Campeonato Nacional das Profissões teve lugar em Évora

400 Jovens de todo o país participaram em Évora na cerimónia pública de abertura da 43.ª edição do Campeonato Nacional das Profissões, o SkillsPortugal, Beja – Alentejo 2018.

O evento decorreu ontem, domingo, 25 de fevereiro, na Arena D'Évora, com as presenças de Carlos Pinto de Sá, Presidente da Câmara desta cidade, acompanhado pelo Ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Vieira da Silva, e pelos principais responsáveis do IEFP – Instituto do Emprego e Formação Profissional, IP, da WorldSkills Portugal, entidades organizadoras.

DSC_0370.JPG

Este campeonato destina-se a 400 jovens "altamente qualificados" entre os 17 e os 25 anos "que concluíram ou se encontram a frequentar um percurso de qualificação, em modalidades de educação e formação profissional, e visam demonstrar o nível individual de competências, rigor e domínio de técnicas e de ferramentas para o exercício de cada profissão a concurso". A competição é disputada "através da realização de provas práticas de desempenho, avaliadas segundo critérios exigentes e de acordo com prescrições técnicas estabelecidas internacionalmente por júris compostos de peritos altamente qualificados (formadores, profissionais, empresários)." No total são 40 as profissões a concurso.

DSC_0405.JPG

No dia de ontem os participantes começaram por se concentrar no Templo Romano, percorrendo as ruas do Centro Histórico numa arruada animada por bombos de materiais reciclados e pela música do Grupo Seistetos, da Universidade de Évora.

5outubro.jpg

Já na Arena os discursos dos responsáveis políticos ficaram marcados pela satisfação em ver os frutos da formação profissional no nosso país. O autarca eborense, Carlos Pinto de Sá, para além de destacar a realização do ato de abertura nesta cidade, salientou o papel do ensino profissional na formação e inserção de jovens no mercado de trabalho. Já o ministro Vieira da Silva destacou o facto de Évora ser uma cidade que combina os saberes do passado, do presente e do futuro sendo, por isso, um exemplo.

presidente.jpg

A cerimónia, apresentada por Carolina Torres, contou com as atuações de Bombrando, da Banda Liberalitas Julia, dos Improváveis do Teatro de Físico Improviso, do humorista Serafim, tendo terminado em festa com o "Baile Electrónico" do projeto Omiri, de Vasco Ribeiro Casais, que junta a música tradicional portuguesa com o hip-hop.

DSC_0479.JPG

O Campeonato Nacional das Profissões 2018 prossegue a partir desta segunda-feira em Beja – onde tem lugar a competição propriamente dita – e termina em Sines, no sábado, 02 de março, onde se fará a cerimónia de encerramento e a entrega de medalhas aos vencedores.

Os campeões da fase nacional candidatam-se a uma participação nos Campeonatos da Europa e do Mundo das Profissões, organizados, respetivamente, pela WorldSkills Europe e pela WorldSkills International.