02 agosto 2017

Comando Distrital de Évora da PSP assinalou o seu 142º Aniversário

​Évora acolheu este ano as comemorações do 142º aniversário do Comando Distrital de Évora da Polícia de Segurança Pública (PSP). Estas tiveram como ponto alto, ontem (1 de Agosto), uma cerimónia solene no auditório da Fundação Eugénio de Almeida, antecedida de parada no edifício do Comando.

A Secretária de Estado Adjunta e da Administração Interna, Isabel Oneto e o Director Nacional da PSP, Superintendente Luís Farinha, participaram no evento. A mesa contou ainda com a presença dos autarcas de Évora e Estremoz (as duas cidades onde está concentrado o Comando), respectivamente Carlos Pinto de Sá e Luis Mourinha e do Comandante Distrital de Évora da PSP, Intendente António Moreira da Rocha.

Os autarcas de Sousel e Portel estiveram na audiência, bem como um vasto conjunto de representantes das entidades militares, civis e religiosas. No final da cerimónia, procedeu-se à entrega de condecorações a vários agentes da força de segurança.

Na sua intervenção, o Comandante Distrital de Évora da PSP, Intendente António Moreira da Rocha,  recordou a criação do corpo policial em Évora, a importância deste na ajuda às populações, bem como os novos desafios com que se depara.

Mencionou o trabalho desenvolvido, nomeadamente no que concerne à aproximação aos cidadãos e à colaboração com diversos parceiros, entre eles as autarquias. Tendo conseguido manter baixos os níveis de criminalidade no distrito (que apresenta um dos índices mais baixos do país), há no entanto algumas áreas que registaram ligeiro aumento, como é o caso da violência doméstica, alvo de particular atenção.

Carlos Pinto de Sá, Presidente do Município de Évora, foi o orador seguinte. Sublinhou a segurança sentida em Évora e o valor que esta tem para o desenvolvimento económico, dando como exemplo o caso de um empresário brasileiro em visita a Évora no âmbito do Cluster da Aeronáutica, Espaço e Defesa que, tendo constatado essa realidade, decidiu investir na cidade e instalar-se aqui com a família.

No capítulo das relações institucionais com as forças de segurança realçou o trabalho feito pelo Conselho Municipal de Segurança de Évora e a necessidade de aprofundar esta colaboração. Deixou ainda uma palavra de agradecimento à PSP pelo esforço, empenho e dedicação mantidos e a disponibilidade do Município para prosseguir o trabalho conjunto.

O Director Nacional da PSP, Superintendente Luís Farinha, congratulou-se pelos resultados operacionais alcançados pela PSP, salientando que a segurança é um factor de qualidade de vida social e económica. Falou das principais linhas de trabalho adoptadas pela PSP e das metas a alcançar, que incluem entre outros pontos, a aposta na formação e o reforço das capacidades dos Comandos em termos operacionais. Transmitiu ainda uma mensagem de esperança e confiança no futuro aos membros da PSP e também de estreita colaboração com as autarquias.

A Secretária de Estado Adjunta e da Administração Interna, Isabel Oneto, destacou a importância da actividade da PSP, dando como exemplo alguns programas ativos de segurança pública como a Operação Férias, a Escola Segura ou o Apoio 65, mas também o apoio às vítimas de violência, trabalhando em parceria com outras instituições. Reconheceu que os novos desafios no domínio da segurança requerem a alteração do quadro jurídico, alterações que devem reforçar a componente preventiva e congratulou-se pelo funcionamento regular e efectivo do Conselho Municipal de Segurança de Évora, num quadro em que mais de 1/3 destes organismos não funcionam ainda no país.

O reforço do papel das autarquias nas questões de segurança e a colaboração com a Associação Nacional de Municípios foram também abordados na intervenção da Secretária de Estado, que falou igualmente da recente decisão em Conselho de Ministros de aquisição de veículos para renovar a frota automóvel da PSP e da GNR, realçando o  reconhecimento do valor do trabalho destas forças de segurança.

PSP1.jpg PSP2.jpg PSP3.jpg PSP4.jpg PSP5.jpg PSP5a.jpg PSP6.jpg PSP7.jpg PSP8.jpg PSP9.jpg PSP10.jpg PSP11.jpg PSP12.jpg PSP13.jpg PSP14.jpg PSP15.jpg PSP16.jpg