06 dezembro 2019

Comemorações do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência em Évora

​Debater as acessibilidades das pessoas com deficiência ou incapacidades em Évora, ouvindo a opinião destas pessoas e suas principais necessidades, mas também a visão de entidades regionais foi o assunto que dominou o "II Fórum Inclusivo – Acessibilidades: as duas faces" que decorreu no dia 5 de Dezembro de 2019, no Salão Nobre dos Paços do Concelho de Évora.

 

Este evento, integrado nas comemorações do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, foi organizado pela APPACDM de Évora em parceria com a Câmara Municipal de Évora e teve a activa participação tanto de pessoas com deficiência e incapacidades, como de representantes de entidades relacionadas com os temas debatidos: Religião, Cidade, Saúde, Cultura e Política.

 

A s​essão de abertura contou com intervenções da Vice-Presidente da Câmara Municipal de Évora, Sara Dimas Fernandes, e da Presidente da Direcção da APPACDM de Évora, Rosa Mendes Moreira. O Vereador Eduardo Luciano interveio no apinel da Política, sendo o debate moderado pelo Radialista Luís Matias. A Interprete de Língua Gestual, Núria Galinha (Associação de Surdos de Évora) fez a mediação para a comunidade surda.

 

Durante o fórum, houve ainda intervenções do Padre Fernando Ribeiro (SJ, Pastoral Universitária), Alice Cabral (Movimento Fé e Luz), do utente Victor (CERCIDIANA), de Carlos Almeida (Arquitecto da Câmara de Évora), Ana Canhoto (Técnica da Associação de Paralisia Cerebral de Évora), Vera Susana Romero (Vogal do Conselho Clínico e de Saúde do ACES do Alentejo Central), Maria Gertrudes Lourinho (Associação de Surdos de Évora), Maria Inácia Campaniço (APPACDM Évora), José Russo (CENDREV), Tânia Malarranha (CERCIDIANA), Pablo Vidal (ARASS) e Ana Maria Filipe (APPACDM Évora).

 

As comemorações do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência em Évora incluem um diversificado conjunto de actividades de formação, cultura, desporto e sensibilização, destacando-se também a dinamização da Feira da Solidariedade, que teve lugar durante todo o dia 3, na Praça 1º de Maio.

 F1.JPG F2.JPG F3.JPG F4.JPG F5.JPG F6.JPG F7.JPG F8.JPG F9.JPG F10.JPG F12.JPG F13.JPG F14.JPG F15.JPG F16.JPG F17.JPG F18.JPG F20.JPG F21.JPG F22.JPG F23.JPG F24.JPG F25.JPG FS1.JPG FS2.JPG FS3.JPG FS4.JPG FS5.JPG FS6.JPG