23 setembro 2016

Comemorações do Dia do Turismo começam em Évora com a visita da Secretária de Estado

"Confluências" pode ser a palavra chave para esta tarde em que se juntaram no Salão Nobre da Câmara de Évora, um conjunto alargado de entidades.

Um membro do governo central, responsáveis dos seus órgãos descentralizados na área da cultura, do património, do turismo, a representante da Universidade de Évora, ou a secretária geral da Fundação Eugénio de Almeida, entre outros, confluíram na valorização da importância de juntar  esforços  para valorizar destinos turísticos como Évora e o Alentejo.

Identidade e cultura foram  marcas reconhecidas por todos como valores maiores a potenciar.  Neste contexto, de apresentação da Rede de Museus de Évora, na presença Ana Mendes Godinho, Secretária de Estado do Turismo, o Vereador do Turismo e da Cultura, Eduardo Luciano, aproveitou para apelar à intervenção do Governo no sentido de viabilizar a candidatura submetida ao "Programa operacional Alentejo 2020", denominada "confluências". Trata-se de um festival de cultura em que dez marcas reconhecidas na região, no país e no estrangeiro são representantes  da identidade deste território: A BIME – Bienal de Marionetas de Évora, ou a "Escrita na Paisagem" são apenas duas das dez apostas que se pretende fazer revitalizar em 2017.

Este primeiro momento do programa do dia do turismo, que se assinala a 27 de setembro, continuou esta tarde, com visitas à Fundação Eugénio de Almeida e Igreja de S. Francisco.

Amanhã o programa continua com uma visita aos Jardins da Malagueira com início às 10h00.