07 setembro 2016

Comunicado sobre a Limpeza do Espaço Público

​​​Comunicado sobre a Limpeza do Espaço Público (comunicado.jpg)

1. Desde o início do presente mandato, em Outubro de 2013 e face à degradada situação existente, a Câmara Municipal definiu como prioridade a limpeza e higiene públicas bem como a melhoria da imagem dos espaços públicos. Apesar do desequilíbrio económico do Município e da falta de meios, o sector municipal de higiene pública foi reorganizado, o trabalho planeado e foi lançado e concretizado o programa “Évora Merece” que renovou a imagem do Centro Histórico e melhorou, reconhecidamente, a limpeza e higiene públicas. Apesar dos bons resultados alcançados, afirmámos ainda estar longe dos níveis de qualidade pretendida.

2. Infelizmente, no início deste ano, um conjunto de fatores negativos, nomeadamente,
a Câmara Municipal decidiu, face às suspeitas de efeitos nefastos para a saúde (por incluir um produto denominado glifosato​), deixar de usar os herbicidas mais eficazes;
a chuva intermitente que se estendeu por vários meses e alimentou o aparecimento e crescimento regular de ervas e pastos;
a redução significativa, por reforma e doença, do número de trabalhadores da Câmara e o impedimento legal de contratar novos trabalhadores,
avarias graves e simultâneas em 3 carros de recolha de lixo (a idade média dos equipamentos de higiene e limpeza é superior a 20 anos),  
levou a uma quebra quantitativa e qualitativa na limpeza e higiene públicas já alcançadas e a uma justa estranheza e reclamações em vários locais. Apesar do enorme esforço dos responsáveis e trabalhadores municipais do sector – que saudamos! -, não foi possível dar uma resposta adequada aos problemas.
3. A agravar a situação, têm vindo a aumentar, visivelmente, alguns comportamentos civicamente condenáveis como a proliferação de grafitis vândalos, lixo atirado para junto de contentores não cheios em várias zonas, lixo arrastado e deixando rasto nalgumas ruas, excrementos de cães não recolhidos pelos donos, deposição ilegal de monos em vários locais.
 
4. Para responder aos problemas agravados de limpeza e higiene públicas, a Câmara Municipal de Évora decidiu implementar o programa “Évora Limpa | Juntos Conseguimos” com medidas imediatas (reafectação dos meios disponíveis com a colaboração empenhada dos trabalhadores, alargamento ao máximo legal do trabalho extraordinário, pedido de apoio às Juntas de Freguesia, aluguer de 2 viaturas de recolha de lixo, recurso a trabalho externo integrado e dirigido pelos serviços municipais, criação de brigadas para intervenções sistemáticas nos bairros, reforço das campanhas de sensibilização para a limpeza pública e reciclagem) e medidas de médio prazo (contratação de trabalhadores permanentes e sazonais até ao limite legal, aquisição de novos equipamentos como 1 novo carro de recolha de lixo, proposta de novas ações com as Juntas de Freguesia nomeadamente quanto à recolha de monos e reciclagem).
O programa “Évora Limpa | Juntos Conseguimos” já está a ser concretizado e os seus resultados serão sentidos já em Setembro.

5. A Câmara Municipal de Évora irá monitorizar as zonas mais problemáticas bem como as medidas deste programa de limpeza e higiene públicas para que se obtenham resultados concretos e duradouros.
A Câmara Municipal de Évora apela às empresas, às instituições, à população para que colaborem com vista a que possamos repor os níveis de limpeza e higiene públicas já obtidos e ir ainda mais longe.

Contamos consigo! Juntos vamos conseguir uma Évora mais limpa!

O Presidente da CM Évora em 06/ 09/2016