19 abril 2018

Concurso de leitura escolar decorreu nos Paços do Concelho de Évora

A fase final concelhia da 12.ª Edição do Concurso Nacional de Leitura decorreu na tarde de 16 de Abril no Salão Nobre dos Paços do Concelho de Évora, tendo a Vereadora da Educação, Sara Dimas Fernandes, entregue os prémios aos vencedores. O objetivo central do Concurso Nacional de Leitura, segundo os seus organizadores, é estimular hábitos de leitura e pôr à prova competências de expressão oral.

Participaram alunos do 1º, 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico que foram avaliados por um júri constituído por Maria José Alves (Coordenadora Regional da Rede de Bibliotecas de Évora/RBEV);  Ângela Balça (Professora do Departamento de Pedagogia e Educação da Universidade de Évora); e Ana Abrantes (Técnica camarária da Divisão de Educação e Intervenção Social). A apresentação ficou a cargo de Fernando Gameiro (Coordenador da Rede de Bibliotecas Escolares de Évora/RBEV), sendo as perguntas elaboradas por uma docente do Agrupamento de Escolas Manuel Ferreira Patrício.

A Vereadora Sara Dimas Fernandes deu as boas vindas e sublinhou a importância desta iniciativa e a disponibilidade da autarquia para a acolher. Saliente-se que a Câmara de Évora, tendo sempre presente o seu desígnio como Cidade Educadora, realiza há vários anos trabalho na área da promoção do livro e da leitura, tanto através de projectos municipais como de apoio a outros dinamizados pela comunidade escolar.

A autarca eborense finalizou a sua intervenção citando José Gomes Ferreira, um dos autores incluídos nas leituras deste concurso com o livro As Aventuras de João Sem Medo: "Na terra da liberdade e dos sonhos, o tempo não deixa rasto, apenas a memória do tempo em que não fomos aquilo que sonhámos".

Esta sessão consistiu em três provas que visaram avaliar o conhecimento das obras, a argumentação e a leitura expressiva, tendo sido lidas excertos dos seguintes livros:  O Veado Florido, de António Torrado (1º Ciclo); O Barco de Chocolate, de Cristina Norton (2º Ciclo) e As Aventuras de João Sem Medo, de José Gomes Ferreira (3º Ciclo). Antes da deliberação do júri decorreu um momento musical proporcionado por dois alunos do Ensino Articulado (Duarte e Maria) que executaram uma peça em violoncelo e um estudo em saxofone.

Tendo se verificado, na generalidade, um significativo equilíbrio na prestação técnica dos concorrentes, foi necessário escolher um vencedor de cada Ciclo, sendo os premiados Maria Leonor Rascão (1º Ciclo) da Escola Básica do Chafariz D ́El‐Rei; Dinis Galo (2º Ciclo) da Escola Básica André de Resende; e Marta Cansado (3º Ciclo) da Escola Básica de Santa Clara.