22 maio 2017

Conferência e Jantar Queirosiano em Évora

Os 150 anos da presença de Eça de Queirós em Évora estão a ser assinalados hoje (20 Maio) com uma conferência e um jantar temático na cidade. Ao final da tarde, decorreu a conferência dinamizada pela Confraria Queirosiana, em colaboração com a Câmara de Évora, na Sociedade União Eborense – Bota Rasa (da qual Eça de Queirós foi sócio). A sessão de abertura contou com intervenções de Marcial Rodrigues (da Direção da SUE – Bota Rasa), Eduardo Luciano (Vereador da Cultura da Câmara Municipal de Évora) e José Manuel Tendim (Presidente da Direção dos Amigos do Solar Condes de Resende - Confraria Queirosiana - ASCR-CQ). De seguida, Luís Manuel de Araújo (Vice-Presidente da Direção da ASCR-CQ) falou do que é a Confraria Queirosiana e Joaquim António Guimarães (Mesário-Mor da ASCR-CQ) recordou quem foram os condiscípulos eborenses de Eça de Queirós em Coimbra e os lugares dos roteiros queirosianos. Esta noite, tem lugar ainda o jantar temático de inspiração queirosiana nas instalações da Direção Regional de Cultura do Alentejo, promovido pela Câmara Municipal em colaboração com a Direção Regional. Conta com o apoio do Diário do Sul e da Fundação Eugénio de Almeida.