15 setembro 2016

Construção do Plano Local de Saúde nos Paços do Concelho de Évora

​A construção do Plano Local de Saúde de Évora, é um caminho que começa no próximo dia 28 de Setembro, a partir das 9 horas no salão nobre dos Município, com o seminário "Pensar Saúde, alinhar estratégias".

A iniciativa é co-organizada pela Câmara de Évora em parceria com o Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) do Alentejo Central e Administração Regional de Saúde do Alentejo (ARSA).

No evento, destinado a técnicos convidados, serão apresentadas as visões nacionais para o planeamento local em Saúde, assim como alguns exemplos locais. Estas apresentações servirão de base para o debate da metodologia a adoptar para o desenvolvimento do referido Plano Local.

De entre os variados momentos que compõem o programa, destacam-se duas conferências, uma com Constantino Sakellarides (Professor Jubilado de Políticas de Saúde na Escola Nacional de Saúde Pública) e outra com Rui Portugal (Director Executivo do Plano Nacional de Saúde e Professor na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa).

O Plano Local de Saúde pretende o alinhamento de estratégias de intervenção em saúde dos diversos parceiros, reconhecer as boas práticas já existentes e desenvolver novos mecanismos e iniciativas que acrescentem valor, aumentando a saúde e bem-estar da população.

Visando a construção de uma estratégia participada, é fundamental "activar" todos os parceiros da comunidade, consistindo o primeiro passo na realização deste fórum para discussão aberta dos problemas e consensualização de modelo de desenvolvimento do Plano Local de Saúde.

ds.jpg