26 dezembro 2018

A CIMAC convida à apresentação de candidaturas no âmbito do projeto CHEBEC

Prazo de entrega de candidaturas: 14 janeiro

 CONVITE À APRESENTAÇÃO DE CANDIDATURAS 

APOIO AO DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS E CONTACTOS INTERNACIONAIS PARA ORGANIZAÇÕES E PROFISSIONAIS DO SECTOR CULTURAL E CRIATIVO, SEDEADOS NO ALENTEJO CENTRAL 

A CIMAC, Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central, lança o presente aviso no âmbito do projeto Chebec com o objetivo de apoiar o desenvolvimento de competências e contactos internacionais para organizações e profissionais do sector cultural e criativo, sedeados no Alentejo Central.

O projeto Chebec - Hacking the Mediterranean economy through the Creative and Cultural Sector é um projeto com a duração de 30 meses que reúne 10 parceiros formais e 5 parceiros associados desde França, Itália, Malta, Portugal, Espanha aos Balcãs com a Bósnia Herzegovina e Sérvia. Procura responder a um dos maiores desafios do sector cultural e criativo no Mediterrâneo: como apoiar o acesso das indústrias culturais e criativas (ICC) a novos mercados mantendo a sua identidade, com a finalidade de favorecer a atratividade do sector cultural e criativo na zona MED para pessoas e organizações. O Chebec experimentará um programa de apoio integrado para empresas, profissionais e outras organizações do sector, através do desenvolvimento de competências e contactos internacionais.

Esta Acão piloto inclui um conjunto de ferramentas inovadoras de suporte à internacionalização das ICC:

 Participação em ações de mobilidade e eventos de matching, entre ICC dos restantes territórios Chebec;

 Participação em ações de formação/mentoria

 Ferramentas de check-up para empresas e profissionais;

 Acesso a vouchers de inovação

 

GRUPO ALVO / BENEFICIÁRIOS DO PROGRAMA

Podem candidatar-se ao programa micro, pequenas e médias empresas, freelancers / profissionais e associações do sector cultural e criativo, desde que sedeados em qualquer concelho do Alentejo Central.

O nível médio da língua inglesa é requerido.

FOCUS SECTORIAL

Para a participação no programa é dada preferência a organizações com focus sectorial nas artes performativas (teatro, música, artes circenses, marionetas, dança e street art), Artes visuais (pintura, desenho, fotografia, artes digitais, artes gráficas, escultura, filme e vídeo), Literatura, livros e leitura (escrita criativa, publicação, tradução), Arquitetura e Design e artes aplicadas (design de moda, design gráfico e artesanato de expressão tradicional ou artesanato urbano).

ATIVIDADES DO PROGRAMA

Os selecionados irão beneficiar de um programa de apoio ao desenvolvimento de competências e internacionalização, realizado em 3 fases:

1. Atividades locais/regionais

Oferta formativa, mentoria e coaching, com a duração de 4 dias (não seguidos), em Évora, sobre 2 pilares fundamentais:

a. Empreendedorismo. Exemplos de conteúdos formativos: esquemas de financiamento (crowdfunding, patrocínios, matchfunding, …); estratégias de comunicação; desenvolvimento de públicos; ferramentas digitais; direitos de propriedade intelectual.

b. Internacionalização. Exemplos de conteúdos formativos: promoção internacional; criação de contactos, sinergias e espaços colaborativos; como trabalhar na UE (quadro legal, regras,…); acesso a redes internacionais.

 

2. Atividades transnacionais. Os participantes nas atividades transnacionais terão acesso às seguintes ações: eventos de networking e matching, visitas de grupo a equipamentos/companhias específicas, reuniões individuais de negócio/promoção, seminários.

a. Atividade Transnacional 1 (Sevilha, Março de 2019)

b. Atividade Transnacional 2 (Marselha, Setembro de 2019)

c. Atividade Transnacional 3 (Bolonha, Março de 2020)

 

NOTA: dos 10 beneficiários selecionados para os serviços personalizados de mentoria e coaching, serão selecionados para as atividades internacionais um máximo de 5 beneficiários.

3. Vouchers de inovação. No final das ações nacionais e transnacionais, de entre os beneficiários selecionados, 1 ou 2 receberão um voucher de inovação no montante máximo de 5.000,00€, que poderá ser utilizado por exemplo, em formação, serviços de consultoria, participação em feiras, mercados e eventos internacionais, comunicação, etc.

 

CALENDÁRIO:

Ações locais:

o Formação (Janeiro/Março de 2019)

o Mentoria e Coaching (Março de 2019 a Março de 2020)

Ações transnacionais:

o Sevilha (Março de 2019)

o Bolonha (Setembro de 2019)

o Marselha (Março de 2020)

Vouchers de inovação (até Março de 2020)

 

CRITÉRIOS DE SELECÇÃO:

Atividades locais. Serão selecionadas 10 organizações/profissionais beneficiárias de acordo com os seguintes critérios: focus temático no sector cultural e criativo; objetivos de internacionalização; estrutura da organização e preparação para a internacionalização; composição da equipa (qualidade dos CV e experiência); inovação e conteúdos criativos; adequação para troca de experiências internacionais.

Cada um destes critérios será pontuado entre 0 e 5

Pontuação mínima total: 15

NOTA: A seleção para participação nas atividades transnacionais e vouchers de inovação será feita, de entre estas organizações e profissionais, em fase posterior.

 

Atividades transnacionais. Uma lista de 5 organizações/profissionais beneficiários que terão acesso às ações de mobilidade serão selecionados de acordo com os seguintes critérios: posição na classificação anterior; interesse no país; interesse nos conteúdos da missão e na relação com os restantes beneficiários dos restantes países.

 

Voucher de inovação. Um ou dois beneficiários terão acesso à última fase do projeto​ piloto que lhe(s) permitirá receber um voucher de inovação no valor máximo de 5000€, que permitirá cobrir despesas com uma iniciativa internacional conjunta. Esta seleção terá como critérios: entrevistas; avaliação do projeto internacional; viabilidade financeira e prática da ideia proposta

 

O QUE É NECESSÁRIO:

Aceder ao formulário de candidatura aqui: https://goo.gl/forms/c2AmHueGa0NOsmyl2

Preencher o formulário e submeter tendo em atenção os anexos devem acompanhar o mesmo.


PRAZO DE ENTREGA DAS CANDIDATURAS:

14 de Janeiro de 2019.


COMUNICAÇÃO DOS RESULTADOS A TODOS OS CANDIDATOS:

23 de Janeiro de 2019 


Para mais informação, contacte:

Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central
Rua 24 de Julho, nº1, R/c
7000-673 - Évora - Portugal
T: +351 266749420   F: +351 266749425