27 outubro 2016

Seminário "Cuidar do Eu, do Outro e do Tempo" na DGEstE

​I​niciou-se esta tarde (27 de Outubro) o seminário sobre envelhecimento, intitulado "Cuidar do Eu, do Outro e do Tempo", no auditório da DGEstE, inserido no âmbito da programação do Mês do Idoso 2016.

Durante dois dias os trabalhos centram-se nos direitos dos idosos, saúde, redes de vizinhança, atividades e boas práticas. O dia 27 é destinado a técnicos da área do envelhecimento e o dia 28 a seniores e outros interessados nesta temática.

O evento tem organização conjunta da Câmara Municipal de Évora, ARS Alentejo, ACES Alentejo Central,  Unidade de Cuidados na Comunidade de Évora, Fundação Eugénio de Almeida e Universidade de Évora/Escola Superior de Enfermagem S. João de Deus.

A sessão de abertura contou com a participação da Vice-Presidente da Câmara Municipal de Évora, Élia Mira. A autarca chamou a atenção para a realidade do envelhecimento populacional e para a crucial importância do cuidador e a necessidade de ser apoiado, uma vez que o papel de cuidar é de uma grande exigência.

Felicitou a Unidade de Cuidados na Comunidade pela criação do Cantinho do Cuidador e destacou também o trabalho desenvolvido pela Câmara de Évora na área da promoção da saúde em articulação com os parceiros, dando como exemplo o programa municipal Seniores Ativos.

O Centro de Convívio Municipal é outra das apostas do Município, sendo alvo de uma nova dinâmica desde há cerca de dois anos. Proporciona variadas atividades para os seniores por forma a tornar mais ricos os seus dias, trabalho para o qual se destacou técnicos qualificados e a tempo inteiro.

A autarca realçou ainda o papel da Rede Social do Conselho Local de Ação Social (CLASE) na criação de dinâmicas locais promotoras de melhores respostas sociais, dando como exemplo a criação das Unidades de Rede de Saúde Mental e de Envelhecimento.

Esta sessão contou também com intervenções sobre a temática do envelhecimento proferidas por Susana Saruga (Coordenadora da UCC de Évora ACES AC ARS Alentejo); Dulce Magalhães (Diretora Interina  da Escola Superior de Enfermagem S. João de Deus); Henrique Sim Sim (Coordenador da Área da Saúde da Fundação Eugénio de Almeida); e Laurência Gemito (Diretora Executiva do ACES AC ARS Alentejo).

Foto1.jpg Foto2.jpg Foto3.jpg Foto4.jpg