11 abril 2016

Desafio pela Saúde moveu Mérida e Évora

​O Desafio pela Saúde, inicialmente centrado em 24 horas de movimento e promoção de estilos de vida saudáveis, alargou este ano o seu intenso e diversificado programa a três dias de "movida desportiva" nas cidades de Évora e Mérida.

Entre 7 e 9 de Abril, milhares de pessoas de todas as idades responderam entusiasticamente ao convite de um número alargado de instituições das duas cidades e regiões transfronteiriças.

A abertura oficial do Desafio deste ano aconteceu em Mérida, no parque junto ao Aqueduto, com a participação da Vice Presidente do Município de Évora, Élia Andrade Mira e do Presidente do Município espanhol, António Rodriguez Ossuna acompanhado pelos Vereadores Pedro Martinez e Marco Ceballos.

Já o encerramento oficial teve lugar na praça de Giraldo, pelas 12h00 de sábado, com a presença dos responsáveis pelos pelouros do desporto das cidades de Évora e de Mérida, do diretor do Alentejo do IPDJ, João Araújo e Paula Marques e Dulce Magalhães em representação da Administração Regional de Saúde do Alentejo e da Universidade de Évora, respetivamente.

Uma mega caminhada das escolas, com perto de 2000 crianças, passeio de BTT, caminhadas, diurna e noturna, Urban Trail, conferências, aulas de demonstração dos ginásios eborenses, capoeira, boccia, voleibol, basquetebol, hidroginástica, natação, patinagem, ballet/sevilhanas, crosstraining, foram algumas das iniciativas que decorreram entre sexta-feira e sábado, com a arena a receber diversas demonstrações "non-stop".

Houve ainda lugar a intercâmbio desportivos tendo-se deslocado a Mérida meia centena de jovens eborenses para competir em Andebol e Basquetebol (Masculino e Feminino). Por sua vez a cidade de Évora recebeu também igual número de jovens espanhóis para a realização de encontros desportivos nas modalidades de patinagem, natação e ginástica.

No momento de balanço desta quarta edição do Desafio pela Saúde, iniciativa conjunta da Câmara Municipal de Évora, Ayuntamiento de Mérida, Direção Geral dos Estabelecimentos Escolares - Região Alentejo, Hospital do Espírito Santo de Évora E.P.E., Administração Regional de Saúde do Alentejo, Agrupamento dos Centros de Saúde do Alentejo Central, Instituto Português do Desporto e Juventude e Universidade de Évora, os promotores ponderam envolver já na próxima edição outras cidades do Alentejo.

Élia Mira, em representação do Município eborense, expressou o seu agrado pela enorme participação das instituições e dos cidadãos de Évora e de Mérida, destacando a importância deste convívio intergeracional e da promoção de atividades centradas em estilos de vida saudáveis. Um desafio que, lembrou, se estende agora a todos os outros dias do ano.

dm1.jpgdm2.jpg  dm3.jpg dm4.jpg dm5.jpg dm6.JPG dm7.jpg