29 setembro 2016

Dia 4 de Outubro: Évora assinala Dia Mundial do Animal

​Várias iniciativas, umas organizadas pela Câmara Municipal e outras por entidades privadas, irão assinalar, em Évora, o Dia Mundial do Animal, que se comemora na próxima terça-feira, dia 4 de outubro.
Para este dia, que se celebra em todo o Mundo desde 1931, a autarquia eborense, através do Projeto Fiel, do Serviço Veterinário Municipal, organiza o “Brilha Cãomigo”, um passeio noturno com os amigos de “quatro patas”.
Os interessados em participar neste “passeio silvestre”, de cinco quilómetros, com partida e chegada junto ao Canil Municipal, poderão fazê-lo na companhia do “seu cão/cadela” ou levar um dos cães disponíveis para adoção. A todos eles será oferecida uma coleira que brilha no escuro. A partida é às 19h00.
O Hospital Veterinário Muralha (HVME), por seu turno, irá desenvolver, neste âmbito, uma iniciativa, no dia 8 de Outubro, sábado, entre as 10h00 e as 17h00, na zona verde que circunda as suas instalações médicas, sobe o tema “Os Animais e as Profissões”.
Segundo os organizadores, a temática deste ano é aliciante pois “permite envolver escolas e outras entidades da cidade de Évora. Pretendemos evidenciar a crescente importância dos animais na nossa sociedade, numa altura em que a sua relação com o Homem assume várias vertentes, desde o lazer, ao trabalho, à companhia ou mesmo produção”.
“Mais recentemente surgiram novas funções, que de certa forma acabaram por melhorar a qualidade de vida dos seres humanos como a de cão-guia, polícia ou salvamento. Por outro lado, existem cada vez mais profissionais, que partilham o seu quotidiano com as várias espécies animais”, dizem os promotores do evento.
A Associação Cantinho dos Animais também não deixa passar esta data em branco e no dia 4 de Outubro irá estar na Praça de Giraldo, entre as 10h00 e as 19h00, a dar a conhecer a sua atividade e, paralelamente, a recolher fundos e apoios para a causa. Atualmente, o Cantinho dos Animais tem à sua guarda 153 animais.
No sábado seguinte, o Cantinho dos Animais associa-se à iniciativa do HVME e no fim de semana de 23 e 24 de outubro os voluntários “da casa” irão desenvolver uma campanha de angariação de alimentos no Pingo Doce (EN 114).
Origem da data
A data do Dia Mundial do Animal foi escolhida em 1931 durante uma convenção de ecologistas em Florença. A escolha teve em conta o facto de o dia 4 de outubro ser o dia de São Francisco de Assis, o santo padroeiro dos animais.