13 março 2018

Dia Internacional da Mulher assinalado em Évora

No âmbito das comemorações do 8 de março – Dia Internacional da Mulher – decorreu no Salão Nobre dos Paços do Concelho de Évora uma sessão evocativa sobre "A Luta e os Direitos das Mulheres".

A sessão foi moderada pela Vereadora Sara Dimas Fernandes, que abordou diversas problemáticas sociais que afectam com especial gravidade as mulheres, nomeadamente a exploração sexual, a violência no namoro e as desigualdades no trabalho e no salário. A título de exemplo, actualmente as mulheres ganham em Portugal, em média, menos 16,7 % do que os homens, sendo que este diferencial salarial aumenta para 26,4 % ao nível dos quadros superiores.

A investigadora Carmen Almeida, chefe de Divisão da Câmara Municipal de Évora, e investigadora do Instituto de História Contemporânea da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas Universidade Nova de Lisboa, e do Centro de Estudos de História e Filosofia da Ciência da Universidade de Évora, apresentou a comunicação "100 anos depois, uma reflexão – As mulheres e a 1ª Guerra Mundial".

Esta comunicação iniciou-se com a apresentação de um conjunto de indicadores da situação económica e social das mulheres no período anterior à implantação da Republica, e a sua relação com a criação dos primeiros movimentos feministas, que culminou com a realização do I Congresso feminista de 1924. Foram destacadas algumas das principais ativistas (Ana de Castro Osório, Carolina Beatriz Ângelo, Adelaide Cabete, etc) e a sua luta pelo direito ao voto, encetada depois da publicação da Lei Eleitoral de 1911. Foi ainda dado grande destaque ao impacto que a 1ª Guerra Mundial teve na emancipação feminina, através da entrada das mulheres no mercado de trabalho, ocupando os lugares que os homens, mobilizados para a Guerra, haviam deixado por preencher.

Participaram ainda nesta sessão Deolinda Machado (Secretariado do Conselho Nacional da CGTP-IN) que centrou a sua intervenção na importância da luta pelos direitos laborais, o Presidente do Município, Carlos Pinto de Sá, e Maria Antónia Boieiro em representação do STAL.

Além de outros eventos, neste dia foi inaugurada na Igreja de São Vicente a exposição "De pleno direito e à luz da igualdade", de Susana Marques, de cartazes evocativos das principais problemáticas da condição da mulher em pleno séc. XIX, integrada no projecto "Mulher Q Vive + Aqui", e promovida pelo MDM (Movimento Democrático de Mulheres), Colecção B, e União das Freguesias de Malagueira e Horta das Figueiras, com a actuação do Grupo Vozes do Imaginário. Segundo a autora, esta exposição teve como objectivo "questionar e fazer repensar o nosso posicionamento relativamente aos 3 eixos temáticos fundamentais deste projecto: Igualdade de género, Violência doméstica e Tráfico de seres humanos".

Ao anoitecer tivemos ainda uma "Serenata à Mulher", organizada pela Associação Académica da Universidade de Évora, e que teve lugar na escadaria do edifício dos Paços do Concelho, e contou com a actuação da Tuna Académica da Universidade de Évora, Tuna da Escola Superior de Enfermagem São João de Deus, Tuna Académica Feminina da Universidade de Évora, e Grupo Académico Seistetos.

Uma manifestação nacional decorreu no dia 10 de Março, em Lisboa, subordinada ao tema "A voz das mulheres pela igualdade| direitos|desenvolvimento|paz", promovida pelo MDM.

Devido às condições meteorológicas, a caminhada e o circuito desportivo nas piscinas municipais previstos para domingo, dia 11 de Março, foram adiados para o dia 25 de Março."