02 março 2017

Comemorações do Dia da Mulher em Évora

​Um debate intitulado "Direitos das Mulheres: Luzes e Sombras" abre as comemorações do Dia da Mulher no dia 8 de Março, a partir das 14:30 horas, no Salão Nobre dos Paços do Concelho de Évora.

As oradoras serão Teresa Fonseca (historiadora) que fará um "Enquadramento histórico sobre a história das mulheres até à Constituição"; Aurora Rodrigues (representante da Associação Portuguesa de Mulheres Juristas e magistrada do Ministério Público no DIAP de Évora) que falará sobre "O Código Civil e a posição da Mulher no Código Penal: antes e depois. Exemplos atuais: violência doméstica, violência sobre as mulheres, assédio moral e sexual, discriminação da mulher na família, na sociedade e no trabalho"; e Regina Marques (representante da Direção do Movimento Democrático das Mulheres) que abordará "A importância da Constituição e as lutas das mulheres".

O debate é moderado por Élia Mira ( Vice-Presidente da Câmara Municipal de Évora) e as inscrições para participação podem ser feitas para mariahelenalacerda@cm-evora.pt ou 266777000 - Helena Lacerda ou Sofia Sousa).

A tarde é ainda animada nos Paços do Concelho com as actuações do Grupo Coral Feminino "Cantares de Alcáçovas" ​e Grupo Paz e Unidade das Alcáçovas (16:30 horas) e a inauguração da exposição de fotografia “Cante no Feminino”, na Black Box ( 17 horas). ​Uma Serenata à Mulher pela Associação Académica da Universidade de Évora realiza-se às 18 horas, na Praça do Giraldo. No final do dia tem ainda lugar a inauguração da exposição "Mulheres da Minha Rua", pelas 19 horas, na sede da Junta de Freguesia da Malagueira.​

​​De salientar que no dia 11 de Março, a partir das 14:30 horas, haverá uma manifestação do Dia da Mulher em Lisboa, devendo as pessoas interessadas em participar  inscrever-se em mdmevora@hotmail.com ou 967840360)

No dia 12 de Março, entre as  9:30 e as 13:30  horas, haverá um Circuito Desportivo no Feminino que inclui caminhada, mega aula de zumba e de hidroginástica na Praça do Giraldo, Complexo Desportivo e Piscinas Municipais, devendo as inscrições ser feitas para hugo.matias@cm-evora.pt ou 266777000 - Hugo Matias).

Um espetáculo de teatro denominado "Onde estás tu Catarina?" está agendado para 22 de Março, às 21 horas, na Sociedade Joaquim António D'Aguiar.

Estas iniciativas são organizadas pela Câmara Municipal de Évora, Movimento Democrático das Mulheres (MDM), União das Freguesias de Évora, União das Freguesias de Malagueira e Horta das Figueiras e União das Freguesias de Bacelo e Senhora da Saúde, com o apoio da Rádio Diana.

diamulher17.jpg