03 outubro 2017

Dia Mundial da Saúde Mental é assinalado em Évora

​Évora assinala o Dia Mundial da Saúde Mental (10 de outubro) com um conjunto de atividades que resultam de propostas feitas no âmbito do trabalho da Unidade de Rede de Saúde Mental do Conselho Local de Ação Social (CLASE) e tiveram por base a concertação de ideias e recursos das organizações que compõem este grupo de trabalho.

 

Desde 2014 que esta unidade de rede assinala o Dia Mundial da Saúde visando a concretização dos principais objetivos que norteiam a intervenção da unidade de rede: combate ao estigma para com o doente mental e a promoção da igualdade de oportunidades entre todos os cidadãos.

 

Do programa deste ano destaca-se a inauguração da exposição "Fotografia: caminhos para a saúde mental", de Ana Mestre e Duarte Pimenta, no dia 9 de outubro, pelas 18 horas, no Grupo Pró Évora (Rua do Salvador). Esta iniciativa contou com o apoio da ARIA – Associação de Reabilitação e Integração Ajuda, do Grupo Pró Évora, do Coral Évora e do Diário do Sul. Estará patente até 29 de Outubro, de terça a domingo, entre as 15 e as 19 horas.

 

O filme "Si puó fare", de Giulio Manfredonia, dá início ao ciclo de cinema já no dia 4 de outubro, , no auditório Soror Mariana.  Terá sessões às 18 e às 21:30 horas. Para os dias 11, 18 e 25, estão agendados filmes de Carlo Zoratti, Roberto Berliner e Dorota Kobiela/HughWelchman. Este ciclo temático de cinema conta com o apoio da SOIR – Joaquim António de Aguiar.

 

No contexto do programa, realizar-se-á uma tertúlia para alunos e familiares sobre "Novas Dependências", no dia 10 de outubro, pelas 17 horas, na Escola Secundária Gabriel Pereira. Esta sessão tem como objetivo alertar alunos e pais para os perigos e consequências que novas formas de dependências como a internet, jogos, têm na saúde mental. A sessão será dinamizada pelo Dr. Paulo de Jesus, do Centro de Respostas Integradas de Évora.

 

Uma acção de formação e debate intitulada "Patologia Dupla: Diagnóstico e Tratamento" realiza-se no dia 12 de Outubro, a partir das 10 horas, na sala de formação do HESE.EP. A formação é dirigida a técnicos da Rede Social e as inscrições podem ser enviadas para o email ana.abrantes@cm-evora.pt

 

Por último, serão realizadas sessões de sensibilização e informação sobre saúde mental nas Unidades de Saúde Familiares do concelho, visando o reforço da atuação preventiva nesta matéria. Apontam para sinais de alerta e indicação dos recursos ao dispor, mas também sublinhando a importância de uma atitude assertiva e inclusiva para com a doença e o doente mental.

 flyer saude mental_2017 A.jpg

 flyer saude mental B.jpg