02 junho 2017

Dia Mundial da Criança comemorado com diversas actividades

​O Dia Mundial da Criança começou a ser comemorado em Évora hoje (1 de Junho) através de um conjunto de actividades lúdico-pedagógicas que prosseguem durante o dia de amanhã, nas Piscinas Municipais.  Este evento organizado pela Câmara Municipal de Évora em conjunto com diversos parceiros, tem como destinatários todos os Estabelecimentos de Educação Pré-Escolar e do 1º Ciclo do Ensino Básico.

Sob o lema "Água, a fórmula MÁGICA", as comemorações incluem diversas dinâmicas lúdicas e de expressão física e motora, organizadas em várias estações, nomeadamente atividades aquáticas, dança, artes marciais, insufláveis, paintball, desportos aventura, gincanas, boccia, ténis, minivoleibol, circuito de prevenção rodoviária, entre outras. Conheça o programa em detalhe na página camarária em http://bit.ly/2qxBOqT

Hoje, estiveram nas Piscinas 900 crianças e amanhã serão 500, numa muito animada manhã de jogos, convívio e brincadeiras que uniu, num trabalho conjunto, os serviços camarários da Educação e do Desporto.

A Vice-Presidente da Câmara Municipal de Évora, Élia Mira, visitou o recinto e expressou a sua satisfação pela festa e entusiasmo que encontrou. Entrevistada pela técnica que fazia a animação principal, recordou a sua infância e falou das agradáveis memórias vividas naquele espaço, onde "a água é a formula mágica para as crianças", as quais já têm um horário escolar muito sobrecarregado, como explicou a autarca, e precisam de atividades de lazer que aliviem essa pressão.

Relembrou ainda que muitas crianças no mundo são vítimas de trabalho escravo e em Portugal vítimas de privações, indo para elas também as suas preocupações, tal como a da defesa da escola pública democrática para todos que quebre este ciclo de pobreza em que muitas ainda vivem.