11 junho 2018

Sessão do Diagnóstico Juvenil do Concelho de Évora muito participada

​Realizou-se ao final da tarde de 7 de Junho, nos Paços do Concelho de Évora, o último dos três grupos focais de debate subordinado ao tema Trabalho, Emprego e Autonomia, no âmbito da elaboração do Diagnóstico Juvenil do Concelho de Évora. Foi moderado pela Vereadora Sara Dimas Fernandes e nele participaram jovens empregados, empregadores e representantes de associações de desenvolvimento regional, tal como entidades de relevância quanto a esta temática.

De destacar a participação muito activa dos jovens que deram opinião sobre temas tão relevantes como formação, emprego, habitação, autonomia e desenvolvimento. Um debate marcado pela pluralidade de opiniões e perspectivas que resultou muito enriquecedor quanto ao objectivo proposto.

Os resultados preliminares do Diagnóstico Juvenil já tinham evidenciado a criação de emprego como tema relevante, facto que nesta sessão voltou a ser focado, mostrando também que o Município está no bom caminho no que concerne à execução de políticas de emprego, já que a criação de emprego tem sido um dos objectivos principais deste executivo. Um caminho a ser consolidado e plasmado no novo Plano Municipal de Juventude.

Recorde-se que a Câmara Municipal de Évora está a elaborar o Plano Municipal para a Juventude de Évora, documento estratégico definidor da política municipal para a juventude. Este procura responder aos desafios colocados aos jovens e planear o desenvolvimento e implementação de políticas de juventude mais inovadoras, de caracter global e transversal, que facilitem recursos e serviços e permitam aos jovens alcançar uma plena cidadania.

Na persecução deste objetivo foi constituída uma equipa que integra para além de técnicos da Câmara Municipal, investigadores afetos ao Departamento de Matemática/CIMA (Centro de Investigação em Matemática e Aplicações) e Departamento de Sociologia da Universidade de Évora/ CICS.NOVA.UÉvora ( Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais ).

Como primeiro passo foi desenhado especificamente para o efeito um inquérito por questionário dirigido à população do concelho de Évora, entre os 15 e 29 anos, que procura essencialmente a resposta às seguintes questões: Quem são os jovens eborenses? Como vivem o presente? Com que futuro anseiam? Para tal considerou-se necessário inquerir acerca dos seguintes aspectos: situação dos jovens do concelho face à escola, ao emprego, à habitação; a realidade juvenil do concelho ao nível do lazer, práticas culturais, ocupação de tempos livres; os comportamentos de risco (área da sexualidade, segurança rodoviária, consumos legais e ilegais, internet); as práticas de cidadania (eleições, associativismo, questões da igualdade, violência de género); e a visão dos jovens em relação ao futuro especialmente quanto à fixação no concelho.

Uma primeira versão, em que foi utilizada como técnica de recolha de dados o inquérito por questionário em papel, foi aplicada nas escolas secundárias do concelho, na Escola Profissional da Região Alentejo e ainda a alunos do Centro de Emprego e Formação Profissional de Évora. Compreendeu as respostas de 674 indivíduos e foi apresentada publicamente dia 28 de Março, dando alvo ao Sumário Executivo que todos os convidados dos Grupos Focais receberam.

Uma versão mais aprofundada, dirigida a jovens entre os 18 e os 29 anos, foi colocada on-line no site da CME ( www.cm-evora.pt/pt/pmj) que se encontra ainda disponível para preenchimento.

Como complemento da metodologia foram realizados 3 Grupos Focais, com representantes de entidades ou associações que a equipa considerou relevante serem auscultados durante o processo acerca de temas que se consideraram importante aprofundar, nomeadamente: Sociabilidade, Práticas, Vivências, Comportamentos de Risco, que teve lugar a 5 de Junho na sede do Diário do Sul; Ensino e Educação que decorreu a 6 de Junho na Universidade de Évora; e Trabalho, Emprego e Autonomia que se realizou a 7 de Junho na Câmara Municipal de Évora.

DSC_0002.jpg DSC_0003.jpg DSC_0005.jpg