12 outubro 2016

Direitos humanos e desenvolvimento sustentável debatidos em Évora

​A Vice-Presidente da Câmara Municipal de Évora, Élia Mira, participou na sessão de abertura da conferência sobre "Direitos Humanos e Desenvolvimento Sustentável", que decorre hoje (12 de Outubro) na Universidade de Évora e que tem como principal orador o antigo Presidente da República, Jorge Sampaio.

Na mesa, estiveram igualmente a Vice-Reitora da Universidade de Évora, Ausenda Balbino, o Director do CICS.NOVA, Luís Baptista e a Coordenadora do CICS.Nova.UÉvora, Saudade Baltasar.

​

Sendo este o Ano Internacional do Entendimento Global, faz pleno sentido continuar a afirmar Évora como Cidade Educadora, considerou Élia Mira, colocando a tónica da sua intervenção na importância desta temática, enquadrando-a no contexto de responsabilidade local e global.

Entre os vá​rios desafios da Cidade Educadora está o de "promover o equilíbrio e a harmonia entre  identidade e diversidade, salvaguardando os contributos de todas as comunidades que a integram" afirmou a autarca.

Finalizou a sua  intervenção com o 16º princípio da Carta das Cidades Educadoras que afirma: "As cidades deverão (…) em particular, ocupar-se dos recém-chegados, imigrantes ou refugiados, que têm o direito de sentir com toda a liberdade, que a cidade lhes pertence. Deverão consagrar todos os seus esforços no encorajar a coesão social entre os bairros e os seus habitantes, de todas as condições".

Após as intervenções da mesa, seguiu-se a conferência inaugural proferida por Jorge Sampaio  acerca dos refugiados no mundo e a criação de um mecanismo de resposta rápida para a educação superior nas emergências. Foi moderada pelo jornalista José Manuel Rosendo, contando também com testemunhos de estudantes sírios da Universidade de Évora.

De tarde, o evento prosseguiu com uma mesa redonda, moderada pelo Professor Manuel Carlos Silva, da Universidade do Minho, que incidiu na discussão sobre a Agenda 2030 – Objetivos do Desenvolvimento Sustentável: novos e emergentes, subordinada ao tema Educação, Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.

Esta é a segunda conferência de um ciclo organizado pelo polo da Universidade de Évora do Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais (CICS.NOVA.UÉ), enquadrado nas comemorações do Ano Internacional do Entendimento Global, tendo a primeira contado com a participação do político timorense, Ramos Horta.​

O CICS.NOVA desenvolve investigação em disciplinas das Ciências Sociais - predominantemente Sociologia, Geografia e Demografia, congregando investigadores oriundos de várias unidades de investigação.

Foto1.jpg Foto2.jpg Foto3.jpg Foto4.jpg Foto5.jpg