18 abril 2019

"Do Lado de Cá" levou Salesianos a conhecer mais serviços municipais

A Câmara Municipal de Évora acolheu crianças e jovens da Fundação Salesianos que, no âmbito da Escola Aberta – Tempos Livres da Páscoa 2019, solicitaram uma visita à autarquia para um maior contacto com a instituição e o trabalho realizado.

​

O Município respondeu ao pedido através da ação educativa "Do Lado de Cá" cujo objetivo é permitir aos alunos o contacto direto com a Câmara Municipal de Évora, a sua função, o papel que desempenha na gestão do concelho e os serviços de que dispõe. Visa igualmente incentivar o conhecimento da comunidade local, mobilizar as crianças/jovens para a descoberta do espaço onde vivem e reforçar o seu espirito critico.

A referida visita decorreu na manhã de 17 de Abril, tendo a recepção do grupo de 47 crianças/jovens sido feita nos Paços do Concelho, por Pedro Costa (assessor da Vereadora da Educação, Sara Dimas Fernandes) que lhes mostrou um vídeo sobre Évora e fez uma apresentação sobre a autarquia, respondendo também às questões colocadas.

Finda a apresentação, o  grupo foi repartido em dois para realização de duas visitas a dois serviços municipais: um grupo visitou o Centro de Convívio Municipal (Rua do Fragoso) onde contactaram com os idosos e aprenderam a fazer origami (arte japonesa de criação de figuras através da dobragem do papel). O outro grupo realizou uma visita ao Convento dos Remédios, onde conheceu a exposição "O Aqueduto da Água da Prata e o Património Hidráulico de Évora". As crianças/jovens apreciaram peças arqueológicas, fotografias, diversos objectos e artefactos ligados à utilização da água. Realizaram uma experiência imersiva e, para terminar, assistiram em 3D ao filme "Água da Prata. Os Aquedutos de Évora."