18 outubro 2019

EB Horta das Figueiras, crianças, pais e professores participam em projeto para criar escola mais verde

​Uma sessão de apresentação do projeto europeu LIFE-myBUILDINGisGREEN "A Minha Escola é Verde" decorreu no dia 17 de Outubro de 2019, nas instalações da EB Horta das Figueiras. A sua implementação conta com a participação de toda a comunidade escolar e tem como principal finalidade o combate às alterações climáticas, através da colocação de mais árvores e plantas no edifício e pátio da escola por forma a combater o calor no Verão e melhorar a qualidade do ar.

 

Esta é uma experiência piloto acolhida pela Câmara Municipal na procura de implementar soluções experimentais participadas que contribuam para melhorar o desempenho térmico dos edifícios escolares recorrendo a soluções baseadas na natureza.

 

A apresentação foi concretizada por José Fermoso Dominguez, do Centro Tecnológico CARTIF de Valladolid em Espanha, aos 94 alunos e, no final dessa tarde, foi a vez dos encarregados de educação conhecerem este projeto piloto, financiado pelo Programa LIFE, a ser implementado em duas escolas a nível nacional, uma em Évora, na EB Horta das Figueiras e outra no Porto e, a nível internacional, numa escola de Badajoz.

 

A equipa responsável, que contou com a presença do Eng. João Anania (em representação da CIMAC), deu a conhecer algumas das ideias do que será feito na escola e quais as mais-valias daí resultantes. Falou ainda das linhas técnicas orientadoras para a realização dos desenhos das crianças sobre o espaço verde que idealizam ter.

 

Segue-se a fase de elaboração das propostas dos alunos e pré-seleção dos trabalhos em que cada aluno será desafiado a imaginar/criar o seu pátio verde ideal e a fazer o desenho do mesmo com o envolvimento da sua família em casa. Cada proposta será apresentada em sala de aula, seguindo-se a votação do melhor trabalho da turma. Os 4 melhores trabalhos de cada turma serão submetidos, em Novembro, à Assembleia de Escola para eleição do trabalho final. Este, será anexado à documentação de suporte a fornecer no âmbito do procedimento de contratação do projeto de execução da intervenção na escola.

 

Em Évora, a CIMAC é a entidade promotora do projecto e da obra. Pode conhecer mais sobre esta temática em http://www.cimac.pt/pt/acontece-cimac/noticias/Paginas/CIMAC-participa-em-projeto-inovador-de-aplica%C3%A7%C3%A3o-de-Solu%C3%A7%C3%B5es-Baseadas-na-Natureza-(NBS----Nature-Based-Solutions).aspx

V1.JPG V2.JPG V3.JPG V4.JPG