17 dezembro 2019

Escola Básica S. Mamede celebrou o seu Centenário

​O Centenário da Escola de S. Mamede foi festejado com uma sessão solene no dia 16 de Dezembro de 2019, no Pavilhão Polivalente da referida instituição, com a participação de toda a comunidade escolar e também de um conjunto de entidades, entre as quais se contou Câmara Municipal de Évora.

Um edifício com uma larga e rica história, que teve várias funcionalidades. Durante alguns séculos foi conhecido como o Convento de Santa Mónica ou do Menino Jesus e, em épocas mais recentes, funcionou como Escola do Magistério Primário, sendo actualmente ocupado pela Universidade de Évora e pela Escola Básica de S. Mamede.

A sessão iniciou-se com o discurso de boas-vindas proferido pela Coordenadora da Escola (Teresa Nunes) e prosseguiu com um momento musical, marcado pelas actuações do grupo universitário Seistetos, do grupo de Cante do Centro de Convívio da CME (que surpreenderam todos com um desfile de moda, antes de cantarem), da Tuna Académica Feminina da Universidade de Évora, dos duos de violinos (as irmãs Sara e Joana Canhoto) e de clarinetes (Beatriz Vila Viçosa e Madalena Caixeiro, alunas do Conservatório Eborae Mvsica) tendo sido finalizada com o hino da escola cantados pelos alunos.

Depois de um breve momento de partilha de impressões sobre como era vivenciar a Escola de S. Mamede noutros tempos, por parte do Prof. Galopim de Carvalho (antigo aluno), Profª. Zulima Gaspar (antiga professora) e Profª Adélia Murteira Reis (antiga Coordenadora) e da entrega de uma lembrança à  assistente operacional Amélia Pimenta (que se reformou este ano), seguiram-se as intervenções do Director do Agrupamento de Escolas (Carlos Percheiro) e do Presidente do Município de Évora (Carlos Pinto de Sá).

A importância da Escola Pública e a necessidade de lhe conferir cada vez mais qualidade, bem como a garantia de que o trabalho camarário de beneficiação que vem sendo realizado é para prosseguir foram as tónicas dominantes nas intervenções de ambos os decisores.

​

O evento contou ainda com o descerramento de placa comemorativa dos 100 anos e uma prova de doce conventual acompanhada de vinho espumante.

A cerimónia foi organizada pelo Agrupamento de Escolas Severim de Faria e Escola de S. Mamede, com o apoio da Câmara Municipal de Évora e da União de Freguesias do Centro Histórico.