05 maio 2016

EXIB MÚSICA 2016 abriu com espetáculo de gala no Garcia de Resende

Decorre em Évora até sábado

​​O palco do Teatro Garcia de Resende acolheu ontem à noite, dia 4, a sessão de abertura da EXIB Música, uma feira especializada em música de expressão ibero-americana que, pela primeira vez se realiza em Portugal, em parceria com a Câmara de Évora.

Os cerca de 300 inscritos no evento foram brindados com atuações de João Afonso, Celina Da Piedade, Há́ Lobos Sem Ser Na Serra e Luis Peixoto, com as participações especiais de Carlos Malta, do Brasil, Juan José Robles, de Espanha, e dos Cantares de Évora.

Carlos Pinto de Sá, Presidente da autarquia eborense e Eduardo Luciano, Vereador com o pelouro da cultura estiveram entre os muitos que aplaudiram e participaram no espetáculo que contou com momentos verdadeiramente emocionantes com público e artistas a cantarem modas alentejanas em uníssono e à capela.

Antes, ao fim da tarde desta quarta feira, os mesmos  anfitriões  tinham recebido nos Paços do Concelho os participantes na mostra de Musica numa sessão de abertura oficial desta  3ª Edição da EXIB – Expo Ibero-americana de Música, também animada por apontamentos musicais de raiz tradicional.

Para os profissionais começa hoje, quinta feira, o vasto programa de iniciativas que decorrem no Palácio de D. Manuel, com a realização de micro-conferências, tertúlias, documentários de vários países ibero-americanos e encontros de jornalistas e profissionais da música.

A partir de hoje a iniciativa, que decorre até 7 de Maio, oferece à cidade 18 showcases (pequenos concertos) que decorrem, diariamente, entre as 18h e as 23h. O Templo Romano acolhe esta tarde as interpretações do Chileno Nano Stern e da Espanhola Mariola Membrives. A partir das 20h, a Praça do Giraldo recebe a aguardada atuação de Duarte, conceituado fadista Eborense, a quem se segue a Guineense Karyna Gomes e o grupo Kalakan, oriundo do Pais Basco.

Programação OFF - EXIB abre espaço a projetos musicais de Évora

Terminados os showcases a EXIB muda-se de armas e bagagens para o espaço OFF, localizado no Pátio do Palácio do Barrocal (INATEL), que recebe a partir das 23h as formações e projetos musicais de raiz tradicional do Concelho de Évora. Neste local os espetáculos têm a duração de cerca de 20 minutos e a programação foi selecionada conjuntamente por elementos da direção artística do EXIB e da Câmara de Évora.

Para hoje estão agendadas atuações de Nuno do Ó Luar da Namorosa, Pedra Negra, Os Macacos das Ruas e Pablo Vidal.

A escolha de Évora para palco desta III edição da EXIB resulta do reconhecimento nacional e internacional que a cidade vai tendo, não só pela sua história e património, mas também pela intensa atividade nas diversas vertentes culturais.

Toda a informação sobre este acontecimento está em permanente atualização nos sítios oficiais da Câmara Municipal de Évora/Agenda Cultural e da EXIB Música.

DSC_0040.JPG DSC_0047.JPG DSC_0057.JPG DSC_0061.JPG DSC_0064.JPG DSC_0072.JPG DSC_0081.JPG DSC_0110.JPG DSC_0117.JPG DSC_0130.JPG DSC_0154.JPG