29 julho 2016

Em reunião pública de 27 de Julho Câmara de Évora tomou conhecimento da aprovação do “Cluster” Aeronáutico

Acompanhe os assuntos tratados nas Reuniões Públicas da Câmara Municipal

Em reunião pública de 27 de Julho
Câmara de Évora tomou conhecimento da aprovação do “Cluster” Aeronáutico

O Presidente da Câmara Municipal de Évora, Carlos Pinto de Sá, informou a Câmara que o “cluster” de Aeronáutica, Espaço e Defesa (AED) foi aprovado com sede em Évora. Aguarda-se comunicação oficial.
Nesta reunião, foi aprovada por unanimidade a ratificação do Memorando de Entendimento para o Lançamento de Laboratórios Colaborativos nas áreas da Mobilidade, Aeronáutica e Espaço envolvendo o Município e a Universidade de Évora bem como outras instituições de ensino superior, centros de investigação, centros de engenharia e desenvolvimento de produto, empresas e cidades. Vai ser criado um grupo de trabalho de suporte ao lançamento dos referidos laboratórios que vão realizar atividades de desenvolvimento tecnológico, investigação e formação nas áreas da mobilidade, aeronáutica e espaço, em estreita articulação com o seu tecido produtivo.
O Presidente da Câmara Municipal reafirmou a crescente preocupação com a abertura do próximo ano letivo que pode estar em causa por falta de pessoal não docente. A situação pode levar à denúncia pelo Município do Contrato de Execução nesta área. A Câmara continua a aguardar uma audiência com o Governo.
Foi aprovado por unanimidade o novo Tarifário dos Serviços de Abastecimento de Águas, Saneamento de Águas Residuais e Gestão de Resíduos Sólidos do Município de Évora, sendo agora remetido para parecer da ERSAR – Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos. Um tarifário que resulta de imposições legais e de orientações da ERSAR que põe em causa a autonomia do Poder Local mas também necessário para reduzir o enorme défice resultante do Sistema Multimunicipal de água e saneamento. O Município já tinha aprovado um substancial alargamento do tarifário social para apoio a famílias de menores rendimentos. O Presidente da Câmara reiterou a vontade de saída do sistema multimunicipal, agora de Lisboa e Vale do Tejo, recuperando as competências próprias do Município neste sector.
Foi aprovado por unanimidade o Plano de Transportes Escolares para o ano letivo​ de 2016/2017, que continua a apostar em medidas de discriminação positiva destinadas a auxiliar os alunos mais fragilizados e a impedir o seu insucesso ou abandono escolar.
Prevê-se que 578 alunos do concelho necessitem de transporte escolar. Estes frequentam 27 estabelecimentos de ensino básico e secundário, sitos no concelho de Évora ou em concelhos limítrofes. Está prevista a criação de 52 circuitos, quer de carreiras públicas, quer de veículos de aluguer ou das autarquias. Prevê-se um custo global da rede de transportes escolares na ordem dos 387 mil euros, sendo comparticipado em cerca de 20 mil pelos alunos do secundário.
A aprovação do Título de Licença de Utilização para cedência do Hangar nº 2 do Aeródromo Municipal ao Agrupamento de Escolas nº 2/Escola Secundária Gabriel Pereira mereceu igualmente aprovação unânime. A cedência permitirá acolher o Curso de Manutenção de Aeronaves, sendo também uma forma de rentabilizar este espaço municipal.