04 novembro 2019

Ementas Escolares Sazonais Mediterrânicas

Avança a 2ª fase de implementação das “Ementas Escolares Sazonais Mediterrânicas” nas escolas de Évora

​​Teve lugar no dia 31 de outubro, no salão Nobre dos Paços do Concelho de Évora, uma sessão de apresentação da “Ementa Escolar Sazonal Mediterrânica”, que contou com a presença de representantes e cozinheiras das novas escolas e Uniões/Juntas de Freguesia aderentes.

Recorde-se que a elaboração e implementação destas ementas, por iniciativa da Câmara Municipal, tem como principais objetivos:
1) Estímulo aos mercados de proximidade e aos circuitos curtos de comercialização de produtos agroalimentares, diminuindo a distância entre o produtor e a cantina escolar;
2) Promoção do património gastronómico regional e de uma alimentação mais saudável e equilibrada nas escolas.

Destacam-se nestes novos documentos a introdução das ementas vegetarianas (segundo a Lei nº 11/2017 de 17 de abril), a introdução de pratos regionais com uma frequência no mínimo quinzenal, as ementas escolares festivas, a definição de um calendário de frutas da época e a integração de propostas e indicações das próprias cozinheiras.
Após o sucesso nas primeiras "escolas piloto" (EB Rossio, EB S. Mamede, EB Horta Figueiras, EB Bairro de Almeirim, EB e JI Cruz Picada, EB Bairro da Câmara, EB Heróis do Ultramar e JI Garcia de Resende), alarga-se agora o programa à EB e JI de S. Sebastião Giesteira, EB e JI de Valverde, EB e JI de Azaruja, JI S. Miguel Machede, EB e JI de Canaviais e EB e JI de Nª Sra. Machede.