11 outubro 2018

Empreitada de conservação e restauro de três chafarizes em Évora

No âmbito da empreitada de conservação de três chafarizes em Évora, estão a decorrer os trabalhos previstos para o chafariz do Rossio e da Rua de Serpa Pinto, seguindo-se o do Largo dos Mercadores.

Após a intervenção que teve lugar em 2017, estão agora a ser efetuadas no Chafariz do Rossio as seguintes obras: limpeza; consolidação dos blocos em desagregação; colagem de peças em destacamento; tratamento e impermeabilização de juntas não funcionais; micro estucagem de lacunas e outras descontinuidades; tratamento de elementos metálicos em ferro; reposição do funcionamento do sistema hidráulico e instalação de reciclo.

Entretanto, continuam a decorrer as obras de conservação no Chafariz da Rua Serpa Pinto que, conforme foi anunciado, consistem nas seguintes ações: consolidação de camadas de pintura decorativa em destacamento; picagem de argamassas degradadas e avivamento de lesões no espaldar; estucatura a cal como camada de acabamento superficial e reintegração pictórica das lacunas; revisão de tratamento das juntas e funcionalidade de grampos metálicos e ancoragens no tanque; recuperação da impermeabilização do fundo; revisão e recuperação do circuito hidráulico de adução; instalação de sistema hidráulico de circuito fechado; reparação do sistema de iluminação cénica.

Brevemente terá início a intervenção de limpeza geral do chafariz do Largo dos Mercadores, concluindo-se assim a empreitada da conservação dos 3 chafarizes que a Câmara Municipal de Évora adjudicou à empresa Nova Conservação – Restauro e Conservação do Património Artístico e Cultural Lda., empresa com larga experiência em trabalhos de idêntica natureza. O investimento realizado terá o valor total de € 73.470,00.

O chamado património hidráulico tem particular importância em Évora, quer pela diversidade destes elementos e pela antiguidade de algumas fontes e chafarizes, quer também pelo protagonismo que assume nos espaços públicos, nomeadamente nos principais largos e praças.