30 agosto 2018

Convívio de encerramento da edição de 2018 do programa Ser a Brincar

​Realiza-se na tarde de amanhã (31 de Agosto) o convívio de encerramento de mais uma edição do programa municipal Ser a Brincar que juntará crianças, encarregados de educação, técnicas e auxiliares que participaram nesta experiência de valorização dos tempos livres dos mais pequenos.

O Presidente da Câmara Municipal de Évora, Carlos Pinto de Sá, dará as boas vindas e participará na cerimónia de entrega de diplomas às crianças e funcionários como forma de recordar a sua passagem pelo programa.

Recorde-se que o Ser a Brincar funcionou com duas salas, na EB do Rossio de São Brás, entre 9 de Julho e 31 de Agosto, tendo recebido 66 crianças, dado que as inscrições semanais, por razões de logística, tiveram um limite de 36 crianças (18 por sala).

O programa incluiu o fornecimento de refeições e em praticamente todas as semanas de funcionamento houve crianças em lista de espera por uma oportunidade para entrar no Ser a Brincar.

Um dos aspetos que a autarquia procurou reforçar foi o lúdico, visando oferecer às crianças atividades diversificadas e também fora do local de funcionamento do programa. Assim, ao longo das oito semanas, as crianças visitaram espaços da Autarquia (Convento dos Remédios e Piscinas Municipais), receberam serviços municipais na Escola (Serviço Municipal de Proteção Civil e Serviço Municipal de Veterinária) e conheceram as instalações de forças militares (PSP, GNR e Bombeiros).

Foram também visitar instituições que ofereceram atividades lúdico-pedagógicas (Museu de Évora, Fundação Eugénio de Almeida e Ludoteca de Évora), passearam e divertiram-se no Parque Infantil, conheceram uma empresa local de laticínios (Queijaria Cachopas), realizaram atividades físico-desportivas com o apoio de um técnico da Divisão de Juventude e Desporto da Autarquia, ouviram histórias no Parque Infantil (Ed.ª Lourdes Amaral – Loja dos Sonhos) e na sala (Prof.ª Susana Russo – AEC's).

A dinamização e concretização deste trabalho contou com a prestação de uma equipa técnica composta por três educadoras, duas animadoras socioculturais e 14 auxiliares de ação educativa (quer em contexto de sala de aula, quer no apoio à preparação e ao fornecimento das refeições). O Ser a Brincar teve ainda o apoio do Agrupamento de Escolas Gabriel Pereira, através da cedência do espaço, e da União de Freguesias da Malagueira e Horta das Figueiras, que apoiou no processo de aquisição dos bens alimentares.