17 outubro 2016

Entre Vizinhos - Encontro no Bairro da Malagueira à volta do projeto de Álvaro Siza Vieira

Sexta-Feira, 21 outubro, na Associação Santa Maria e Fontanas

​Termina em Évora, na Malagueira, o ciclo de encontros em três bairros sociais projetados por Álvaro Siza. Depois do Porto e de Vila do Conde, é a vez do Bairro da Malagueira receber na próxima sexta-feira (21), às 18h, na Associação Santa Maria e Fontanas, uma conversa à volta do projeto de Álvaro Siza e do filme "Bonjour Tristesse, Berlim" de Cândida Pinto (SIC).

Numa organização da DGArtes, Ordem dos Arquitectos e SIC, a iniciativa integra o programa paralelo à representação portuguesa na Bienal de Arquitetura de Veneza 2016 e tem como objetivo dar "a conhecer os projetos, os processos participativos, os lugares e as suas diferentes vivências, sobretudo a partir da experiência dos residentes." Os promotores adiantam que "em cada bairro, as conversas serão também estimuladas pela amostragem dos exemplos retratados na série, cruzando diferentes culturas e geografias, e pelo debate sobre o modo como se vivem hoje as relações de «vizinhança» numa Europa e num Portugal desejavelmente multiculturais."

A sessão contará com a presença de Brigitte Fleck, autora do livro Malagueira, Alvaro Siza's Legacy, de José Russo, presidente da União de Freguesias da Malagueira e Horta das Figueiras, Cândida Pinto, Autora da Série Vizinhos, Nuno Grande e Roberto Cremascoli, Curadores do Pavilhão de Portugal na Bienal de Veneza e, como moderador, Nuno Ribeiro Lopes, Arquiteto e gestor do plano da Malagueira. Em representação da Câmara Municipal estará o Presidente Carlos Pinto de Sá.

Recorde-se que o Bairro da Malagueira está incluído no conjunto de obras portuguesas do arquiteto Siza Vieira que estão indicadas para Património Mundial da UNESCO. A sua construção iniciou-se em finais da década de 70 do século passado e conta, como imagens de marca, com um lago e um "aqueduto" que personificam a identidade de um bairro que conta com mais de mil casas de habitação.