24 janeiro 2018

Entregue carta de adesão do Alentejo a Rede Internacional da Organização Mundial de Turismo

Foi hoje, 23 de janeiro, entregue a Carta de Adesão do Alentejo Sustainable Tourism Observatory (ASTO) à  Rede Internacional da OMT de Observatórios de Turismo Sustentável (INSTO).

António Ceia da Silva, Presidente da Entidade Regional de Turismo da Região do Alentejo e Ribatejo, recebeu a carta do Secretário-Geral da OMT, Zurab Pololikashvili. A sessão teve lugar na Sala dos Docentes da Universidade de Évora, na presença da Secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho.

Para além da Câmara Municipal de Évora, representada pelo Presidente Carlos Pinto de Sá, e da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, participaram ainda representantes das entidades parceiras: Turismo de Portugal, Universidade de Évora, Instituto Politécnico de Portalegre, Instituto Politécnico de Santarém e Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Alentejo.

Está assim criado o primeiro Observatório do Turismo Sustentável em Portugal e o mais novo membro da rede de observatórios de turismo sustentável da Organização Mundial do Turismo. Com sede localizada na Universidade de Évora, terá como objetivo imediato monitorizar os impactes do turismo na região e permitir tomadas de decisão com base em dados científicos. O observatório irá acompanhar também outros trabalhos da Entidade Regional Turismo no sentido de contribuir para a certificação da região enquanto destino sustentável.

Na intervenção que proferiu, Carlos Pinto de Sá, para além de dar as boas vindas aos participantes, salientou a importância da criação do Observatório de Turismo Sustentável inserido na Rede Internacional da OMT, no contexto do desenvolvimento económico e social do Alentejo. Defendeu ainda o Presidente da Câmara Municipal de Évora que devem ser criadas condições para o que o turismo seja de facto um fator de progresso, mas na condição de ser sustentado nas pessoas.