28 outubro 2019

Esclarecimento sobre Elaboração das Opções do Plano e Orçamento para 2020

No final de 2018, o Município de Évora conseguiu o equilíbrio financeiro e económico e, apesar de todas as dificuldades, ultrapassou a "falência técnica" e o descalabro em que a gestão PS deixou a Câmara Municipal. Hoje, Évora e o seu Município voltaram a ser respeitados e prestigiados, apesar das deficiências e problemas que ainda se registam.

É neste quadro que a Direcção do PS local entendeu dirigir mais um ataque político à gestão CDU na Câmara Municipal exactamente quando decorre o diálogo e negociações, com as várias forças políticas, para a elaboração das Opções do Plano e Orçamento Municipal para 2020. Sem que haja, até ao momento qualquer proposta ou resposta do PS!

Este filme já foi visto no ano passado. Recorde-se que, depois de acordar e viabilizar, pela abstenção na Câmara Municipal, as Opções do Plano e Orçamento para 2019, o PS votou contra na Assembleia Municipal e inviabilizou aqueles documentos. Dando o dito por não dito, não honrando a palavra dada e escrita, o PS local manifestamente pôs os seus interesses partidários acima dos interesses da população e do concelho de Évora.

Honrando os compromissos, a Câmara Municipal tem em curso todas as acções acordadas com o PS local para 2019. Esta posição pública, extemporânea, e que quebra os princípios de um diálogo e de uma negociação sérias, são preocupantes e indiciam a vontade da Direcção do PS local de encetar mais um episódio de guerrilha partidária sem preocupação pelos interesses da população e do concelho.

Da nossa parte, com serenidade e seriedade, mantemos a disponibilidade de, pelo diálogo e negociação com todos, elaborar Opções do Plano e Orçamento para 2020 que sirvam a população e Évora.

O Presidente da CM Évora.

28/10/2019