14 fevereiro 2019

Escola do Frei Aleixo mostra a sua arte à comunidade

Os alunos do 4º ano da Escola Básica do Frei Aleixo levaram a sua arte para fora do espaço da escola, num evento dirigido aos pais e à comunidade envolvente, que teve lugar no dia 12 de Fevereiro de 2019. Foi na sede da Junta de Freguesia do Bacelo que os pequenos artistas inauguraram a sua exposição "José Saramago - Um olhar caricatural", na qual estão expostas vinte e oito caricaturas feitas pelos alunos. Uma ideia inspirada pelo livro "A Maior Flor do Mundo", a base para o estudo sobre a vida e obra de José Saramago.

Para animar a exposição, a turma realizou um concerto vocal e instrumental, onde apresentou alguns temas trabalhados nas aulas de música em contexto de Actividade de Enriquecimento Curricular. Este momento representou a articulação e capacidade de trabalho em conjunto por parte do professor António Pereira, da professora estagiaria Susana Luís, da professora de Actividades de Enriquecimento Curricular (AEC's) de Música, Ana Teresa Mateus e da Junta de Freguesia do Bacelo. A equipa de cinema da Escola Secundária André de Gouveia deu também o seu contributo garantindo o registo vídeo da iniciativa.

A Câmara ​Municipal de Évora, como promotora das AEC's, trabalha com a comunidade educativa  para que as atividades possam ser pensadas de forma a estimular as crianças a serem mais participativas, a construírem um trabalho conjunto, a criarem laços e a adquirirem um sentido de pertença. Neste processo a Arte pode ser uma ponte fundamental.

Por conseguinte, o reconhecimento do trabalho desenvolvido na escola por parte da comunidade é de extrema importância para a motivação dos alunos. Sendo as Actividades de Enriquecimento Curricular de caracter essencialmente lúdico, onde a criatividade é explorada, estas podem promover uma importante interação entre a escola e a sociedade. Tais ações são possíveis quando professores titulares, professores AEC e instituições da comunidade se unem em prol das crianças e do seu trabalho, sendo elas os artistas criadores.

DSC_0001.jpg DSC_0004.jpg DSC_0008.jpg DSC_0013.jpg DSC_0018.jpg DSC_0020.jpg DSC_0028.jpg DSC_0032.jpg DSC_0036.jpg DSC_0041.jpg DSC_0029.jpg DSC_0039.jpg