10 outubro 2017

Escolas de Évora geminam-se com Tarragona e Ejmiatsin

Dois estabelecimentos de ensino do concelho de Évora, nomeadamente a Escola Secundária Gabriel Pereira e a Escola Secundária André de Gouveia, vão participar no Programa "Jovens na Pista do Património Mundial", promovido pela Organização Cidades Património Mundial (OCPM).

O programa "Jovens na Pista do Património Mundial" consiste em geminar escolas de cidades património mundial e, desta forma, envolver jovens com idades compreendidas entre os 15 a 18 anos em torno do conceito Património da Humanidade.

As escolas envolvidas irão desenvolver trabalhos sobre este tema e, à posteriori, trocar experiências, ideias e conhecimentos sobre esta matéria. Os alunos da Escola Secundária Gabriel Pereira, orientados pela professora Maria Isabel Carreira, irão trabalhar com a sua congénere de Ejmiatsin, na Arménia, e a Escola Secundária André de Gouveia, cuja professora responsável é Isabel Gameiro, estará geminada com Tarragona, da vizinha Espanha.

O trabalho que é agora iniciado e as respetivas geminações será dado a conhecer durante a realização do 14º Congresso Mundial da OCPM, da qual a Câmara Municipal de Évora faz parte, e que decorrerá em Gyeongju (República da Coreia) de 31 de Outubro a 3 de Novembro.

Évora é cidade fundadora da OCPM, criada em 1993, em Fez (Marrocos), atualmente composta por 314 cidades classificadas PM pela UNESCO.