28 março 2018

Estudantes de Évora visitam Estação de Tratamento de Água do Monte Novo

Um grupo de alunos da Escola de Santa Clara visitou na passada sexta-feira a Estação de Tratamento de Água (ETA) do Monte Novo, no âmbito do Dia Mundial da Água, assinalado a 22 de março, numa iniciativa da Câmara Municipal de Évora, através da Unidade Museológica Central - Elevatória de Água.

Nesta visita de estudo, os alunos, num total de quase cinco dezenas, provenientes de duas turmas do 3.º ciclo (8.º ano) ficaram a conhecer todo o processo de tratamento de que a água é alvo por forma a garantir o cumprimento das novas exigências de qualidade para consumo humano.

A ETA de Monte Novo dispõe de uma capacidade de tratamento de um caudal máximo de 1.100m3 de água por hora, o que permite servir uma população estimada em cerca de 70.000 habitantes.

É a 22 de março que se comemora o Dia Mundial da Água. Esta data é destinada a reflexão e discussão sobre a relação homem e água, e abordam temas como a conservação e proteção da água, desenvolvimento correto dos recursos hídricos e medidas para resolver problemas relacionados com poluição.