03 fevereiro 2020

Évora envolvida em parceria para atribuição de 6 Bolsas de Criação artística

Candidaturas abertas até 23 fevereiro

​​

A Ci.CLO, em parceria com as Câmaras Municipais de Évora, da Figueira da Foz, de Loulé, de Mértola, de Setúbal e a EDIA, abriu uma convocatória para atribuição de seis bolsas de criação artística que contemplam o apoio ao desenvolvimento de novos projetos com produção de exposição itinerante, que será integrada na programação da Bienal’21 Fotografia do Porto e nos vários espaços expositivos dos parceiros envolvidos no programa. Esta convocatória é direcionada a artistas nacionais e estrangeiros residentes em Portugal que utilizem fotografia e vídeo como meio de expressão.

O programa de criação artística “Sustentar” tem como objetivo produzir uma série de projetos sobre iniciativas experimentais que estão a ser implementadas em território nacional como resposta aos desafios ecológicos e sociais que enfrentamos. Pretende-se fomentar e destacar as boas práticas e tendências positivas relevantes no âmbito da sustentabilidade ecológica, social e económica, que estimulem uma cidadania mais ativa e, subsequentemente, mais coesa e responsável na conservação dos recursos naturais e do património cultural.
Os artistas selecionados vão integrar um programa de criação organizado pela Ci.CLO, que resultará numa exposição coletiva com um acompanhamento curatorial de Virgílio Ferreira, diretor artístico da Ci.CLO e da Bienal Fotografia do Porto e coordenador do programa Sustentar; Pablo Berástegui, curador e diretor da Galeria de Fotografia Salut au Monde e Krzysztof Candrowicz, curador, diretor de arte, investigador e educador, ex-diretor artístico da Triennale der Photographie Hamburg.

Bolsa Câmara Municipal de Évora
POCITYF - Positive Energy Blocks | Construir uma cidade autossustentável e amiga do ambiente
Palavras-chave: energias renováveis; áreas populacionais autossustentáveis; desenvolvimento sustentável do território e das atividades humanas.
Mais informações e regulamento disponíveis em https://ciclo-bienal.org/sustentar/

Calendário de atividades
Prazo de envio de candidaturas: até 23 fevereiro de 2020
Divulgação dos resultados: 9 de março de 2020
Período de criação artística: 24 de março a 17 de setembro de 2020
1.ª Mentoria online: 24 a 27 de março de 2020
1.º Workshop: 7 a 11 de abril de 2020 (local previsto: Loulé)
1.ª Residência em cada Município (12 dias): data a definir, entre 1 e 31 de maio de 2020
2.º Workshop: 18 a 22 de Junho de 2020 (local a definir)
2.ª Residência em cada Município (12 dias): data a definir, entre 1 de julho e 15 de agosto de 2020
Entrega dos trabalhos finais: 17 de setembro de 2020
2.ª Mentoria online: 30 de setembro a 2 de outubro de 2020
Produção da Exposição: de 5 a 31 de outubro de 2020
Exposição Itinerante: de novembro de 2020 a dezembro de 2021 e de 14 de maio a 27 de junho 2021, na Bienal'21 Fotografia do Porto.​