17 junho 2016

Évora na Rota Europeia de Teatros Históricos

Évora, representada pelo vereador da cultura, Eduardo Luciano, é uma das cidades europeias participantes na reunião do Projeto Europeu Rota dos Teatros Históricos a decorrer na capital sueca até amanhã, 18 de Junho.

A Rota Europeia de Teatros Históricos, cuja dinamização está a cargo da Perspectiv - Association of Historic Theaters in Europe (Associação dos Teatros Históricos da Europa), tem por objetivo "alertar a consciência coletiva para a importância dos teatros, enquanto representantes de uma herança cultural comum a todos os europeus". Neste momento estão constituídos nove rotas distintas.

O Teatro Garcia de Resende faz parte da Rota Ibérica de Teatros Europeus, ao lado do Teatro Lethes (Faro), do Theatro Circo (Braga), e do Teatro Nacional de São Carlos (Lisboa). Com estes quatro teatros portugueses estão reunidos os congéneres de Bilbau, de Menorca, e de Toledo (Espanha).

A iniciativa recebe o apoio da Agência Cultural da União Europeia e visa distinguir e ligar, através de rotas "geográfica e turisticamente estratégicas", "os mais belos, interessantes e preservados teatros construídos entre o período renascentista e as primeiras décadas do século XX".

Este encontro, a decorrer em Estocolmo, reune representantes de 20 países europeus.