19 maio 2016

Évora subscreve SMART CITIES

Évora prepara-se para ser cidade de demonstração de soluções para cidades inteligentes

​​Évora prepara-se para ser cidade de demonstração de soluções para cidades inteligentes.

Com este objetivo várias entidades públicas e privadas estão a estuda​r iniciativas conjuntas em três diferentes áreas a desenvolver em Évora.

Por um lado, pretende projetar-se um ecossistema inovador para a gestão urbana. Por outro, desenham-se práticas de cidadania e promoção da qualidade de vida das pessoas. Por último, propõem-se encontros entre empresas, em ambiente de laboratório, para potenciar a criação de soluções.

O Município de Évora, representado pela vice-presidente, Élia Mira, foi uma das autarquias que subscreveu, esta terça-feira 17 de Maio, o Memorando de Entendimento “Smart Cities”, conjuntamente com a Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central (CIMAC), a Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo (ADRAL) e empresas como a CISCO, PT, CEIIA, EDP Distribuição, Decsis, ou a Phillips.

O compromisso, agora firmado, pretende ser ponto de partida para a promoção oportunidades de desenvolvimento da região e de Évora, tendo como referência o conceito “Smart + Connected Communities” e a gestão integrada das cidades. O objetivos a atingir são de melhoria da qualidade de vida dos cidadãos, e de desenvolvimento económico e a sustentabilidade ambiental.

A cerimónia de assinatura do Memorando de Entendimento “Smart Cities”, que teve lugar na sede da CIMAC, contando com a presença de diversos autarcas, de representantes de autoridades locais, regionais e de várias empresas, integrou-se no conjunto de iniciativas promovidas pela CIMAC no sentido de celebrar os 40 anos de poder local democrático.

DSC_SMART-CITEIS.jpg