27 março 2017

Evora representada no VII Encontro Ibérico de Gestores do Património Mundial

Uma delegação da Câmara Municipal de Évora estará presente em Santiago de Compostela, nos próximos dias 29 a 31 de Março, no VII Encontro Ibérico de Gestores do Património Mundial.

Gestores e técnicos de bens e sítios classificados como Património Mundial promovem estes encontros desde 2004 alternadamente em Portugal e Espanha.

A edição deste ano, que terá lugar em Santiago de Compostela, terá como tema a "Avaliação e Controle do impacto patrimonial do turismo nas cidades património mundial" e, em sub-título, "Habitação versus alojamentos turísticos". O objetivo é o de refletir como parar ou inverter processos de "desabitação" (esvaziamento de função residencial), terciarização  e gentrificação, bem como sobre questões associadas como o encerramento do comércio local tradicional e substituição por outro tipo de comércio massificado dirigido a turistas.

A Câmara Municipal de Évora, que estará representada pelo Vereador do Pelouro da Cultura e Turismo, Eduardo Luciano, e por técnicos municipais, irá apresentar uma comunicação sobre a gestão e planeamento do Centro Histórico e a relação com a atividade turística.